Apresentação
A Enfermagem é uma profissão de saúde reconhecida desde a segunda metade do século XIX, quando Florence Nightingale acrescenta atributos a um campo de atividades de cuidado à saúde desenvolvidas. Com Florence, o cuidado ganha especificidade no conjunto da divisão do trabalho social, é reconhecido como um campo de atividades especializadas e necessárias/úteis para a sociedade. Dentre os diversos conhecimentos que permeia a ciência da enfermagem cita-se a Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde, cuja preocupação propagou-se mundialmente no início dos anos 2000 com a publicação do relatório To Err is Human: Building a Safer Health System, desenvolvido pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos.
Durante a fase de gestação e/ou recuperação, após o parto, a puérpera apresenta momentos de dependência dos cuidados de enfermagem oferecidos a ela e ao bebê; tais momentos são decisivos para que o enfermeiro possa direcionar um cuidado que venha a atender às necessidades de ambos. A educação em saúde perpassa o cotidiano do enfermeiro, considerando a recuperação, prevenção e as necessidades de ensino a gestante e/ou puérpera. Essa realidade inclui o setor de maternidade, onde o enfermeiro é chamado a reconstruir sua prática de cuidado direto, para um modelo mais abrangente, em que a educação faz parte da assistência.
Considerando que o avanço tecnológico e a produção de tecnologias em serviços de saúde, o enfermeiro tem produzido produtos tecnológicos para suprir suas necessidades de promoção do cuidado por meio da educação continuada, no campo da enfermagem, destaca-se o cartilha educativa, uma vez que é capaz de oferecer ao usuário possibilidades e informações simples a respeito do conteúdo da qual se deseja informar, além de fácil manuseio e armazenamento, pode ser lido de forma atemporal e sem limites geográficos. Assim, esse estudo teve como objetivo desenvolver uma tecnologia educativa do tipo cartilha, para o fornecimento de orientações de enfermagem voltadas às gestantes e puérperas com foco na segurança do paciente.
Desenvolvimento do trabalho
Trata-se de um estudo metodológico constituído por duas etapas: 1) seleção do conteúdo e; 2) construção da tecnologia. A etapa de seleção de conteúdo para a construção da cartilha educativa denominada: “Segurança do paciente: uma ação de todos”, foi constituída de uma busca de estudos e materiais nas bases de dados científicas, os critérios de inclusão foram: materiais aleatórios de interesse dos pesquisadores que tratavam da temática em questão. Foram excluídos estudos repetidos e/ou que não estivem de acordo com o objetivo da pesquisa. As informações coletadas serviram de base para o desenvolvimento da cartilha informativa que vislumbrou orientar, esclarecer, divulgar, e promover informações relacionadas à segurança do paciente com foco da gestante e da puérpera em setor de maternidade.
Vislumbrou-se a operacionalização do processo de construção da tecnologia, na qual, elaborou-se uma cartilha informativa, cuja versão denominada “Segurança do paciente: uma ação de todos” foi confeccionada em medidas de folha 16 x 22cm, possui 18 páginas frente e verso, contendo: capa, informações sobre o papel do acompanhante e sobre a segurança do paciente, antes de cada jogo ilustrativo possui uma breve explicação sobre cada risco que os jogos irão trabalhar, como o risco de integridade da pele prejudicada, queda, infecção, hemorragia, amamentação ineficaz e o risco psíquico, desta forma, o usuário aprende sobre o risco lendo e fixa o aprendizado, realizando os jogos educativos.
Ademais, deu-se prosseguimento a pesquisa por meio da elaboração dos textos da cartilha, onde foi privilegiado uma linguagem clara, objetiva, assertiva e culturalmente adaptada a realidade das gestantes e puérperas.
Em seguida, ocorreu a arte da cartilha contendo jogos ilustrativos e um QR Code na qual permite ao usuário por meio da câmera de celular, ser direcionado para uma página na internet que oferece informações mais detalhadas sobre o assunto, além de um vídeo autoexplicativo. Com relação a arte e ilustrações da cartilha informativa, ressalta-se que foram utilizados dois softwares para o desenvolvimento dos mesmos, sendo: Corel Draw Essentials e o Powtoon. Após as ilustrações finalizadas, prosseguiu-se na realização da formatação, configuração e diagramação das páginas. Esta etapa se deu por meio de princípios norteadores que privilegiaram a linguagem, ilustração e layout, considerando as recomendações da literatura para elaboração de materiais educativos impressos/digitais.
O vídeo que foi disponibilizado através do QR Code disponível na cartilha, contendo, legendas e áudio afim de abranger e aumentar a capacidade de inclusão do público alvo. Quanto às cores utilizadas, adotou-se a teoria das cores. O presente estudo não necessitou de submissão ao Comitê de Ética em pesquisa.
Resultados
O resultado da presente pesquisa se materializou por meio da confecção de uma cartilha informativa destinada a segurança do paciente voltada para a gestantes e puérperas internadas em setor de maternidade, desta forma, os resultados foram discutidos seguindo uma lógica sequencial por meio de cada página da cartilha informativa.
Na página 01 realizou-se a confecção da capa da cartilha educativa propriamente dita, para isso, deu-se preferência ao destaque do título denominado “Segurança do Paciente: uma ação de todos” visando maior adesão do leitor ao objetivo proposto, ou seja, segurança da gestante e puérpera em ambiente de maternidade. Quanto as cores escolhidas em todo o constructo, deu-se preferência a cor rosa, por sua vez, transmitem a sensação de suavidade, é a cor do carinho. Quanto a ilustração, a imagem de uma gestante segurança uma flor, deixa claro para qual público os cuidados são direcionados.
Já na página 02, priorizou-se o conceito de acompanhante, bem como a sua importância para a gestante e/ou puérpera durante sua estadia em ambiente de maternidade, ademais, abordou-se também a importância do acompanhante na positividade do apoio em todos os momentos, desde a gestação, pré-parto, parto e no ato da amamentação.
Nas páginas 03 a 17 abordou-se os seguintes tópicos: Risco de queda; Risco de infecção; Risco psíquico; Risco de amamentação Ineficaz; Risco de Hemorragia e Risco de integridade da Pele Prejudicada. Em cada página foi destacado o conceito de forma clara e objetivo e um jogo educativo para fixar o conteúdo.
Na página 18, traz dois QrCode, um que irá direciona o leitor para a cartilha online, desta forma, pode-se colocar um QrCode em cada leito, para os usuários e acompanhantes escanear e ter acesso a cartilha, evitando impressão em massa, visando a sustentabilidade, e disponibilizando de forma rápida o conteúdo. O segundo QrCode irá direcionar o leitor ao vídeo do YouTube ensinando sobre os riscos assistenciais, de forma lúdica, informativa, simples, legendado e com áudio, para poder obter o máximo possível de inclusão social.
Considerações finais
O presente estudo descreveu o desenvolvimento de uma tecnologia educativa denominada “Segurança do Paciente- Uma Ação de Todos”. A educação contínua e a constante atualização dos profissionais de Enfermagem são caraterísticas que sustem qualquer categoria como profissional e garante ao paciente uma assistência qualificada. Este trabalho contribui para essa função, e ofereceu à instituição uma forma de garantir que ambos paciente e acompanhante tenham uma forma efetiva de conhecer sobre a segurança do paciente e seus riscos assistências.
Posteriormente, pretende-se desenvolver a validação e a implementação da tecnologia educativa por meio de validação de conteúdo e aparência. Ressalta-se que novos estudos são necessários sobre a referida temática, uma vez que se trata de um problema de saúde pública de grande magnitude.