PROJETO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL: Percepções de egressos

  • Author
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante
  • Co-authors
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva , Juliana Oliveira Mota , Thais Nascimento da Silva , Maria Eduarda Oliveira Pessoa , Ana Vitória Lima de Moura , Marcos Aguiar Ribeiro , Lucas Dias Soares Machado , Gabriel Perdigão Walcher , Eduardo Carvalho de Souza , Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho
  • Abstract

  • Apresentação: O Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) vem contribuindo com a formação de estudantes de diferentes graduações da área da saúde e afins desde 2012. A partir da imersão nos serviços de saúde e nas comunidades, proporciona o desenvolvimento de competências interprofissionais. Neste sentido o objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos sobre as contribuições do projeto VER-SUS nas suas formações. Desenvolvimento do estudo: Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com 416 egressos do projeto VER-SUS, que participaram do Projeto no período de 2012 a 2019, seja como vivente, comissão organizadora ou facilitador. A coleta de dados ocorreu em 2022 a partir de um questionário online enviado aos versusianos de 23 estados do Brasil, que realizaram a vivência em caráter de imersão. Foi realizada a categorização a partir da análise temática de Minayo. Resultados: Verificou-se que as vivências e estágios proporcionadas pelo VER-SUS impulsionaram os egressos a desenvolverem autonomia, protagonismo e senso crítico, rompendo com paradigmas e reconstruindo-os, a medida em que estavam imersos em outros contextos sociais, culturas e realidades. Desse modo, a experiência formativa proposta pelo VER-SUS desempenhou um papel importante para a construção de competências necessárias para a efetivação do trabalho interprofissional. O VER-SUS foi fundamental para a mudança na formação profissional e pessoal dos egressos. O desejo de retroalimentar os objetivos de diferentes profissionais em comum, superar dificuldades por meio do trabalho interprofissional e articulado em rede, e alcançar cada vez mais pessoas dispostas a participarem da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) fez com que os próprios viventes encontrassem alternativas de propagar o VER-SUS, seja estimulando outros estudantes a vivenciar o projeto e participar de outras edições como facilitadores, se engajando em atividades extracurriculares na universidade, pleiteando vagas de residências multiprofissionais e atuando como trabalhadores do SUS. Considerações finais: O referido Projeto contribuiu significativamente na formação dos egressos, considerando sua potência na construção de competências que os instrumentalizaram para tomada de decisões enquanto profissionais.

  • Keywords
  • Formação na Saúde, Educação Interprofissional, Sistema Único de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back