O PROCESSO DA ESCOLHA DE TEMAS PARA OFICINAS COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU

  • Author
  • Isaac de Araujo Castro Vasconcelos
  • Co-authors
  • Thaisa Macedo Lenz , Luis Ignacio Martinez Segura , Luz Adriana Vitar Julio , Leidy Katherine Vega Mahech , Thaissy Fernanda de Oliveira , Gladys Amelia Velez Benito , Juliana Domingues
  • Abstract
  • Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) busca integrar ensino de cursos superiores na área da educação e o serviço de saúde, agregando conhecimentos e ações de profissionais, discentes e professores de cursos da área da saúde. Em Foz do Iguaçu, as práticas do PET contam com a característica de serem realizadas em um município de fronteira, o que compõe um ambiente de ainda mais dificuldades e potencialidades. As práticas do Programa, nas condições realizadas na Universidade da Integração Latinoamericana, favoreceram a Atenção Primária em Saúde (APS). De tal modo, o profissional escolhido para as atividades foi o ACS. Entende-se que um dos momentos mais importantes na realização de oficinas educacionais é a escolha do tema, que deve ser atender a demanda dos profissionais ao mesmo tempo que favoreça o serviço como um todo. Assim, o objetivo das atividades foi entender quais são as demandas de uma Unidade Básica de Saúde por educação permanente e realizar oficinas que as abarquem. Desenvolvimento do projeto: O primeiro desenho da atividade foi realizado de maneira vertical, contando com a orientação da enfermeira responsável por uma das equipes da Unidade, foram escolhidos os temas: exemplos de ações de combate à dengue; ações intersetoriais e de participação popular para promoção de segurança alimentar; a importância de LIBRAS na atividades da APS. Todavia, o primeiro encontro realizado foi de apresentação dos membros do PET Saúde para os ACSs; após uma dinâmica de apresentação, foi realizada uma conversa sobre possíveis temas a serem ministrados. Passado o primeiro encontro, as atividades foram suspensas momentaneamente. Na volta das atividades, o grupo entrou em consenso e trabalhou com o tema escolhido pelos ACSs, saúde mental e Burnout no trabalho da Atenção Básica. Resultados: A escolha se mostrou positiva, o interesse dos profissionais foi nitidamente maior, bem como a participação com perguntas e apontamentos. A atividade teve um incremento qualitativo também com a realização de dinâmicas de grupo que favoreceram a participação efetiva dos próprios ACSs no processo de aprendizagem. Considerações finais: Tratar o ensino de maneira dialógica, respeitando a vontade do grupo que está aprendendo, é fundamental para o processo de aprendizado do próprio instrutor. No caso de uma atividade de capacitação realizada por discentes, ouvir o profissional que está inserido no serviço de saúde é proveitoso para sua formação e inserção no trabalho. Ademais, a inserção do ACS como elemento ativo no seu próprio processo de formação tem função de empoderar uma categoria fundamental na APS.

  • Keywords
  • Agentes Comunitários de Saúde, Aprendizagem, Educação Permanente
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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