Introdução: A prática supervisionada é essencial para a formação do acadêmico, permitindo expandir suas competências, aplicar conhecimentos e desenvolver habilidades críticas, racionais e humanizadas. Nas atividades de urgência e emergência, exige-se do enfermeiro agilidade, tomada de decisões conscientes e boa comunicação com a equipe. Um ambiente de trabalho adequado é fundamental para uma assistência de qualidade, enquanto um ambiente hostil e insalubre prejudica o desempenho profissional e a satisfação dos usuários. Objetivo: Relatar as adversidades e vantagens vivenciadas por estudantes de enfermagem em hospitais públicos de Santarém-PA, discutindo o serviço no cenário da urgência e emergência. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo, baseado na vivência de alunos da Universidade do Estado do Pará durante prática em urgência e emergência no mês de maio de 2024. Discussão da Experiência: Entre os dias 02 e 07 de maio de 2024, um grupo composto por três alunas da Universidade do Estado do Pará e sua preceptora estiveram no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santarém-PA. No HRBA, as acadêmicas observaram um ambiente organizado, limpo, com sala de estabilização bem equipada e enfermarias divididas por gênero, sem superlotação. Na UPA, notaram um ambiente menos organizado, com carência de materiais, enfermarias superlotadas e pequeno espaço para medicações. Essa superlotação causava estresse aos pacientes e profissionais, configurando um ambiente hostil. Resultados: Durante a experiência na UPA, as acadêmicas perceberam o impacto negativo da falta de organização e insumos no tratamento dos pacientes, prejudicando a assistência. No HRBA, o ambiente era mais propício para a realização correta dos procedimentos. A prática foi essencial na formação das acadêmicas, proporcionando melhor entendimento do funcionamento das unidades e incentivando a agilidade, resolutividade e trabalho em equipe. Conclusão: A execução da atividade prática foi crucial para a formação das acadêmicas envolvidas, apesar das adversidades encontradas. A experiência contribuiu significativamente para o conhecimento das estudantes, promovendo habilidades de agilidade, resolutividade e trabalho em equipe.