Introdução: O câncer de mama é a neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres no mundo e é considerada a quinta maior causa de morte por câncer na população em geral, sendo a primeira no público feminino. Entretanto, o câncer de mama também é capaz de acometer homens, atingindo um homem a cada mil mulheres. Sua identificação precoce contribui significativamente para um melhor prognóstico, e amplia o escopo de opções de tratamento. Uma das estratégias que favorecem o diagnóstico precoce é a educação em saúde, a qual é capaz de gerar reflexões e motivar comportamentos benéficos à saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante uma ação de educação em saúde na disciplina de Atenção Básica e Saúde da Família (saúde do trabalhador) - Prática em cenários reais com a temática sobre câncer de mama em mulheres e homens. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado no segundo semestre de 2023, por graduandos do quinto período do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ação foi realizada por meio de uma metodologia denominada “mitos e verdades”, englobando perguntas relacionadas à temática a serem discutidas com profissionais presentes no local. Resultados: A ação gerou um proveitoso momento de discussão com os trabalhadores, que demonstravam-se atentos e curiosos com relação à temática. A ação também despertou nos estudantes envolvidos habilidades como criatividade e comunicação na medida em que tiveram que conscientizar os trabalhadores de forma interessante, simples e objetiva. Além disso, foi possível se aprofundar na temática do câncer de mama uma vez que a dinâmica de trabalhar com “mitos e verdades” exigia um conhecimento sólido sobre o assunto pelos estudantes. Considerações finais: Os participantes mostraram-se interessados e curiosos a respeito da temática, interagindo por meio de relatos e questionamentos. Discutir sobre esta temática na formação profissional do enfermeiro é crucial, pois este atua diretamente com a realização de ações educativas. Ademais, ele ainda deve contemplar a temática da saúde do trabalhador no escopo de suas atribuições.