Apresentação:A Saúde Coletiva, é tida como um campo interdisciplinar que visa compreender o processo de saúde-doença levando em consideração os determinantes sociais. Sua presença na organização administrativa das universidades sob a representação dos departamentos acadêmicos é fruto do seu próprio processo constitutivo e de institucionalização, enquanto campo de conhecimento e espaço de práticas. Dessa forma, uma boa maneira de compreender a forma como esse campo tem se afirmado enquanto conhecimento basilar na formação de profissionais de saúde, é através da análise de sua atuação nos diferentes cursos de graduação. Assim, o presente estudo tem como objetivo descrever a atuação do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (DSC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), nos cursos de graduação da universidade. Desenvolvimento: Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, sobre a oferta de disciplinas, pelo DSC, em cursos de graduação da UFAM, no período de 2005 a 2023. Os dados foram retirados do Sistema de Informação para Ensino (SIE) da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFAM, por meio de solicitação formal realizada através do Sistema de Eletrônico de Informação (SEI). Para análise desses dados, adotou-se alguns postulados do Campo da Saúde Coletiva. Resultados: Observou-se no biênio 2005-2006 que o DSC oferecia disciplinas para cinco cursos de graduação (Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Ciências Naturais), o que demonstra uma atuação ampliada do departamento, inclusive em cursos de licenciatura (Ciências Naturais e Educação Física). Nos biênios seguintes, 2007-2008 e 2009-2010, houve algumas mudanças como a retirada de disciplina do curso de Educação Física (2007) e a oferta para o recém criado curso de Fisioterapia (2007). No período de 2011 a 2018, o DSC passou oferecer disciplinas apenas para as graduações em Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, com a curiosidade do número de matérias ter aumentado de três para sete, no curso de Medicina. No ano de 2019, o DSC deixa de ofertar disciplina no curso de Enfermagem, se voltando cada vez mais para o curso de Medicina. Considerações finais: As alterações no oferecimento de disciplinas aos diferentes cursos, pode sugerir que o DSC, ao longo do tempo, tem passado por um recrudescimento das/nas suas práticas, que ao mesmo tempo, pode sinalizar o próprio momento do Campo da Saúde Coletiva, de forma mais geral, que cada vez mais, tem disputado espaço com áreas como Saúde da Família, Medicina de Família e Comunidade, e outras derivações (Interação Ensino-Serviço-Comunidade, Saúde na Comunidade). Ao mesmo tempo, é possível considerar que as unidades acadêmicas, antes dependentes do DSC, lograram autonomia na área, a partir da formação de seu próprio corpo docente permitindo assim com que a Saúde Coletiva seja inserida de acordo com a demanda de cada curso.