CONEXÕES PARA O FUTURO: ALUNOS DE MEDICINA DA UFFS E O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM GUATAMBU

  • Author
  • Guilherme Francisquini Rocha
  • Co-authors
  • Bernardo Ribeiro Böhm , Guilherme Fernando Nunes , Harlan Cleyton de Ávila Pessoa , Jaisa Santana dos Santos , Karine Rohrbacher , Lorraine Queiroz Oliveira Pereira , Yamila Barrios Beserra , Graciela Soares Fonsêca
  • Abstract
  •  

    Introdução: O Sistema Único de Saúde é o principal meio pelo qual a saúde brasileira se movimenta. Nesse sentido, como política pública, esse sistema é responsável por inserir e promover a saúde em diferentes ambientes, e, devido às dificuldades inerentes de cada um, faz uso de estratégias específicas a fim de alcançá-los. Nesse aspecto, o Programa Saúde na Escola é um dos mecanismos utilizados, cujo principal objetivo é estabelecer a relação entre educação e saúde de forma permanente por meio da integração entre diferentes setores sociais. O PSE se articula com o campo escolar e traz informações a respeito de temas relevantes para a saúde na infância e adolescência. Objetivos:  O artigo objetiva relatar a experiência de estudantes de medicina no desenvolvimento de ações do PSE, em Guatambu, um município de pequeno porte de Santa Catarina, no ano de 2023. O público-alvo desse projeto foram crianças com idade entre 3 e 10 anos, estudantes da rede pública de ensino do município de Guatambú-SC. O intuito era disseminar conhecimentos e realizar atividades acerca de 3 temas contemplados no PSE como alimentação saudável, prática de atividades físicas e prevenção de doenças. Discussão e Resultados: A realização de atividades físicas traz uma ampla gama de benefícios, é parte essencial do desenvolvimento infantil e previne também o surgimento de doenças como obesidade, diabetes mellitus, ansiedade e depressão. Ademais, contribui não apenas para a sensação de bem-estar, como também estimula a socialização, por meio de jogos em grupos. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades diversas que visavam conscientizar os escolares sobre uma vida mais saudável. As práticas em questão se basearam em um circuito de atividades, o qual abordava temáticas relacionadas a importância da prática de exercícios físico e a promoção de uma alimentação saudável. Tais abordagens fizeram o uso de brincadeiras dinâmicas e também de representações visuais de alimentos saudáveis e ultraprocessados, o que permitiu às crianças interagirem e fazerem reflexões acerca dos hábitos saudáveis ainda na infância. Durante a realização da dinâmica, também coletou-se medidas antropométricas das crianças, aferição de altura e peso. Essas informações permitiram realizar o cálculo do Índice de Massa Corpórea e identificar os alunos com sobrepeso ou obesidade, o que permitiu destacar a importância de escolhas alimentares saudáveis e embasar futuras ações do PSE. Em relação à prevenção de doenças, sabe-se que doenças negligenciadas são endêmicas em regiões de vulnerabilidade socioeconômica, perpetuando a desigualdade social. Nesse sentido, a prevenção da Hepatite A foi abordada nas escolas através de músicas, teatro e explicações adaptadas a cada faixa etária. As atividades incluíram demonstrações anatômicas e comparações de fígados saudáveis e patológicos. A abordagem lúdica e interativa melhorou a compreensão e engajamento das crianças na prevenção da doença. Conclusões/Considerações finais: As dinâmicas realizadas no ambiente escolar contribuem para adoção de hábitos saudáveis e para promoção da saúde, favorecendo a formação de cidadãos conscientes em relação às práticas de saúde. Ademais espera-se que os escolares se tornem multiplicadores dessas orientações, ao passo que compartilhem com seus familiares o conhecimento adquirido durante as atividades realizadas.

     

  • Keywords
  • PSE, atividade física, alimentação Saudável, prevenção de doenças.
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back