Apresentação: A Constituição Federal, criada em 1988, compreende a saúde como um direito de toda a população brasileira e dever do Estado quanto à garantia de seu pleno acesso, de forma integral, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito da Atenção Primaria, considerada porta de entrada do SUS, o foco trata da promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento terapêutico à longo prazo, o que inclui, também, reabilitação, trazendo o sujeito para o centro da discussão de cuidados a respeito de seus processos de adoecimento. Nessa perspectiva, o papel da psicologia, por meio da psicoeducação, busca ampliar as formas de atuação do profissional da saúde, hoje ainda muito centradas na patologia, e funciona, também, como uma estratégia que pretende ajudar os sujeitos a adquirirem e desenvolver, conhecimento, competências e habilidades para ter um melhor preparo para lidar com seu tratamento e formas de prevenção. A psicoeducação leva em conta o paradigma da complexidade humana, formada por distintas teorias que procuram clarificar para os sujeitos, de maneira holística, informações teóricas que o auxiliem sobre a melhor forma do cuidado de si para alcançar equilíbrio e bem-estar. Método de estudo: O presente trabalho enquadra-se em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para o trabaho foram a entrega de materiais, impressos na própria Unidade, (folder), informativos relacionados aos principais problemas relatados pelos usuários em relação à saúde mental como: ansiedade, depressão, fobia e dúvidas quanto à rede de apoio, esclarecimentos a respeito dos Programa atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS), como por exemplo HIPERDIA, voltados para pessoas com diagnóstico de hipertensão e/ou diabetes e orientações sobre campanhas como “ Setembro amarelo”, “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, sobre a prevenção do suicídio, do câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente. A psicoeducação era realizada no próprio corredor da unidade, pela psicóloga da intuição, com o fluxo contínuo de usuários, convidados à participar de forma espontânea, sempre esclarecendo dúvidas acerca do tema apresentado. Tal atividade compõe parte do trabalho da psicologia na UBS. Resultado: O principal objetivo da intervenção por meio da psicoeducação, no caso proporcionar o conhecimento quanto a aspectos saúde-doença e fortalecer ações de conduta de autocuidado, foi alcançado pelo aumento da procura pelos usuários na participação dos Programas ofertados na Unidade, principalmente pelo grupo de mulheres e idosas. O entendimento sobre a patologia promoveu a diminuição da ansiedade associada ao diagnóstico com identificação de técnicas de enfrentamento e redução do estresse em sala de espera, diminuição de problemas ocasionados pelas doenças, com maior adesão ao tratamento. A finalidade terapêutica também proporcionou um espaço de trocas de experiência entre os participantes. Considerações finais: A intervenção psicoedutiva permitiu um maior acolhimento dos usuário da Unidade Básica levando em conta sua significativa participação nos processos de saúde e pôde contribuir para os aspectos de prevenção. Trata-se de um desafio, considerando as demandas da psicologia e as condições de trabalho/recursos da saúde pública brasileira, daí a importância de novos estudos na área e maior incentivo à sua implementação.