CRIANÇA, TERRITÓRIO E SAÚDE BUCAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

  • Author
  • Iasmyn Silva Souza
  • Co-authors
  • Maria Goretti Andrade Rodrigues
  • Abstract
  • Ao buscar pistas para promover o encontro dos cirurgiões-dentistas com as crianças na Atenção Primária à Saúde nos deparamos com a boca como território vivo, e as importantes implicações da produção de saúde no acolhimento ao paciente no cotidiano do trabalho na Saúde Coletiva. Afetadas pelo conceito de bucalidade proposto por Botazzo, o qual atribui ser os papéis sociais que a boca humana realiza, ou seja, a capacidade da boca em ser boca, nos sentimos provocadas a pensar a aplicação da bucalidade nos atendimentos odontológicos de crianças. A pesquisa propõe investigar a importância da atuação do cirurgião-dentista junto a equipe de saúde bucal na construção de uma odontologia mais humanizada, dentro dos princípios e diretrizes preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para construir o caminho metodológico do estudo utilizamos a abordagem da cartografia proposta por Deleuze & Guatarri. Nesse contexto, as autoras se propuseram desenvolver uma revisão integrativa da literatura com a seguinte pergunta norteadora: “Como o cuidado em saúde bucal se relaciona com as crianças no Brasil? O estudo bibliográfico teve início em agosto de 2023, em virtude da importância de reunirmos informações para compor com mais precisão o corpo da pesquisa. Após a definição dos objetivos, escolhemos os termos de busca que mais se assemelharam ao questionamento proposto na pergunta norteadora: “bucalidade” and “saúde bucal” and “primeira infância” and “território”. Feito isso, selecionamos as plataformas de busca Scielo, Lilacs, Bireme e Google Acadêmico, contudo, apenas a última retornou com resultados. O estudo realizado demonstrou como resultado a urgência de ampliação de pesquisas em odontologia em saúde coletiva, uma vez que poucos artigos apresentaram essa perspectiva. Consideramos que a saúde, de fato, necessita ser considerada como um processo constituído quando o Outro é percebido, relacionando, a partir disso, a alteridade como elemento fundamental, uma vez que o Outro precisa ser visto e integrado como um sujeito potente e singular desde a tenra idade.

  • Keywords
  • Bucalidade, saúde coletiva, primeira infância
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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