A doença cárie severa e precoce na primeira infância pode ser prevenida com o apoio de professores, pais e toda equipe de saúde bucal atuante na Atenção Primária à Saúde adotando ações de promoção de saúde e medidas preventivas como distribuição de kits de higiene bucal e cursos para pais e professores sobre letramento em saúde. Nesse contexto, a ludicidade pode ser um meio efetivo no momento da transmissão dessas informações para crianças em idade pré-escolar, pois acredita-se que o conhecimento adquirido através do brincar pode ser apreendido, e reproduzido até mesmo na fase adulta. Nesse viés, o docente, com auxílio de pais e equipe de saúde bucal, pode auxiliar ativamente esse processo, já que o ambiente escolar é o local mais acessível ao público infantil. Outrossim, tem-se como valor crucial a importância de aprender brincando, tanto inconscientemente quanto conscientemente, uma vez que o jogo na educação infantil – por vezes é visto, por alguns educadores, como uma atividade sem muita relevância. Com isso, assuntos como saúde bucal e esquema corporal, geralmente são transmitidos sem planejamento, o que torna necessário elucidar o papel que os jogos e as brincadeiras exercem no âmbito da educação em saúde, e a importância do educador nesse contexto. A presente pesquisa tem como objetivo de estudo a ludicidade na educação infantil como forma de promover a saúde bucal em crianças. Embora os profissionais da educação infantil estejam aptos para instruir os educandos em relação aos cuidados básicos com a saúde bucal, muitos ainda não conseguem mensurar a importância de trabalhar com afinco essa esfera de aprendizagem. Urge, nesse sentido, a necessidade de adicionar, pontualmente, a ludicidade intencional no ambiente escolar como forma de promoção de saúde bucal de forma gradativa e eficaz em cada território envolvido.