O presente relato tem por objetivo descrever a vivência de discentes da graduação com o desenvolvimento de práticas esportivas para adolescentes em situação de restrição de liberdade. Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana/RS. A iniciativa partiu de um projeto institucional intitulado “Unipampa Cidadã” que tem por objetivo incentivar ações de extensão dos discentes em diferentes espaços da comunidade. Desta forma, os discentes se voluntariaram para realizar ações de extensão no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (CASE), localizado no município de Uruguaiana. A instituição visa a promoção, proteção e defesa dos direitos humanos e fundamentais de adolescentes e jovens infratores submetidos a medidas socioeducativas. Foram ofertadas oficinas de práticas esportivas, durante o período de janeiro a fevereiro de 2024, entre as práticas, destaca-se os esportes coletivos (voleibol, handebol, futsal, basquete) e esportes de raquete, com o intuito de proporcionar diferentes formas de ensino-aprendizagem vindo de futuros profissionais da Educação Física através das modalidades esportivas. Para tal finalidade, as práticas foram aplicadas na quadra da instituição durante o período noturno, executadas às quinta-feiras, tendo início às 19 horas e término às 21 horas, totalizando 2 horas semanais que aconteceram durante seis semanas. No periodo das atividades, estavam alocados na instituição 14 adolescentes, do sexo masculino, com idade entre 16 a 19 anos. Visto que, a instituição tem carência de materiais esportivos para a prática esportiva, resultando na perda de introdução a diferentes esportes que poderiam ser oferecidos além do habitual ‘futsal’, a Universidade disponibilizou alguns materiais para auxiliar no desenvolvimento das atividades planejadas. Vale destacar, que a maioria dos adolescentes tinham como preferência a prática do futsal, sendo uma modalidade popular e praticada mais entre os meninos. Por mais que estejam reclusos socialmente, a prática da Educação Física, da atividade física e do esporte é um direito fundamental de todos (UNESCO), com isso, os adolescentes foram apresentados e estimulados a praticar outras modalidades esportivas, mesmo com escassez de recursos materiais. Para além das vivências com outras modalidades esportivas, as atividades propostas contribuíram para melhorar a sensação de bem-estar e qualidade de vida, assim como, para o relacionamento interpessoal dos adolescentes entre si e com os agentes sociais, auxiliando na consolidação de boas relações na instituição.