PROJETO CONECTA-SUS UNAERP: RELATO DA EXPERIÊNCIA INICIAL COM A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE MEDICINA

  • Author
  • Eduardo Carvalho de Souza
  • Co-authors
  • Geraldo Magela Nogueira Marques , Nazareti Pereira Ferreira Alves , Priscilla Maria Bonini Ribeiro , José Cláudio Garcia Lira Neto
  • Abstract
  • Apresentação: A curricularização da extensão vem sendo amplamente discutida nas Instituições de Ensino Superior  brasileiras nos últimos anos. Os cursos de graduação estão se adequando às exigências do Ministério da Educação no que diz respeito à reestruturação dos Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para que atendam às recomendações, garantindo no mínimo 10% das cargas horárias com atividades de extensão incorporadas ao currículo. Desta forma, o Projeto Conecta-SUS foi o primeiro a ser curricularizado no curso de medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Campus Guarujá, inspirado pelo Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Seu objetivo é proporcionar aos ingressantes no curso uma aproximação com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de vivências e experiências a partir de imersões nas comunidades, nos serviços de saúde, no controle social, na gestão do sistema e de discussões com atores intrínsecos ao SUS. Desta forma, o presente objetivou relatar a experiência da curricularização da extensão através do Projeto Conecta-SUS. Desenvolvimento do estudo: Trata-se de um relato de experiência, realizado em junho de 2024 na Unaerp-Guarujá. O Projeto Conecta-SUS acontece semestralmente, teve seu início em 2022 e está na sua 4ª edição. As experimentações acontecem semestralmente durante uma semana, perfazendo uma carga horária de 60 horas. Além disso, os alunos têm mais 40 horas de atividades para produção de conteúdos relacionados aos direitos dos usuários SUS e intervenções junto à comunidade. Resultados: Para descrever a experiência supracitada trabalhou-se em duas frentes: 1 - Gestão acadêmica do Projeto, 2 - Gestão organizacional do Projeto. No que concerne a Gestão acadêmica, pode-se afirmar que foi o momento no qual se discutiu a estrutura do Projeto, a carga horária, os atores envolvidos, o impacto, instrumentos de avaliação e a parte burocrática no que diz respeito à inserção na matriz curricular. Já em relação a gestão do Projeto, trata-se da parte operacional, tendo como ações: construção da programação; solicitações de visitas técnicas; organização das dinâmicas a serem desenvolvidas durante as vivências; organização de palestras e rodas de conversas; itinerários dos transportes; aplicação de instrumentos de avaliação; dentre outros. Para os gestores acadêmicos e coordenadores do Projeto foi uma experiência rica, no qual pôde se pensar de forma crítica e reflexiva sobre o processo de curricularização da extensão e sua operacionalização. Considerações Finais: A experiência inicial com a curricularização da extensão possibilitou um amadurecimento dos envolvidos em relação à pauta, bem como desvelou as fortalezas e desafios inerentes ao processo. Com isso, esta experiência ajudou a pensar e desenvolver novas competências no campo da gestão acadêmica. Por fim, afirma-se que a implementação do Projeto foi um desafio, pois o mesmo precisou ser edificado a partir de uma reestruturação do PPC. Diante desses pontos, acredita-se que a curricularização da extensão precisa ser mais debatida para que os seus propósitos de fato impactem a formação e os problemas existentes na sociedade.

  • Keywords
  • Extensão, Medicina, Sistema Único de Saúde, Ensino na Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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