Introdução: A saúde mental nas escolas é um aspecto crucial do desenvolvimento infantil e adolescente, impactando significativamente o bem-estar geral, o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos estudantes. A ansiedade, em particular, é uma questão crescente que afeta muitos alunos e merece atenção especial. Fornecer suporte emocional adequado no ambiente escolar pode prevenir ou minimizar esses problemas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por discentes de enfermagem durante as práticas do curso em cenários reais no ambiente escolar. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência, baseado na prática de acadêmicos de enfermagem, como parte da disciplina de “Atenção básica e saúde da família em saúde mental” na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, em 16 de maio de 2023, em uma Escola Estadual no interior do Rio Grande do Norte. Resultados: Sob orientação da docente responsável, as atividades na escola escolhida foram voltadas para o acolhimento dos alunos em uma turma do ensino fundamental, sendo utilizados cartazes com figuras e uma dinâmica sobre saúde mental e a importância da motivação. Foi perceptível, que este momento proporcionou aos discentes em pensar novas formas de se tratar saúde mental com o público infanto-juvenil, trabalhando portanto, as habilidades de comunicação, acolhimento e de escuta dos discentes, além da consolidação dos conhecimentos adquiridos na graduação. Ademais, cabe destacar que a saúde mental é algo ainda pouco discutido na graduação de enfermagem, e momentos como esses alicerçam a formação do acadêmico e fortalece o conhecimento sobre saúde mental, tornando-os mais preparados para a suas vidas profissionais enquanto enfermeiros. Desse modo, essas atividades favorecem uma maior compreensão sobre a importância e necessidade de realizações de ações educativas sobre saúde mental nas escolas, visto que, esse é um ambiente favorável para a discussão dessa temática ainda pouco trabalhada. Considerações Finais: A experiência não apenas consolidou os conceitos aprendidos em sala de aula, mas também destacou a importância crucial de ser fornecido um suporte emocional aos alunos dentro do ambiente escolar, pois existem dados na literatura que comprovam a ocorrência de questões emocionais nestes grupos de jovens. Ao reconhecer e abordar essas questões, as escolas podem promover um desenvolvimento acadêmico, social e emocional mais saudável para todos os alunos. Implementar programas e estratégias focados em saúde mental não apenas pode apoiar os alunos em suas vidas escolares, mas também os prepara para lidar com desafios futuros de maneira mais eficaz..Além disso, as atividades realizadas com os estudantes, possibilitaram a associação do conhecimento teórico-prático, contribuindo significativamente para a nossa formação profissional como futuros enfermeiros.