Titulo: A produção do cuidado no âmbito da alimentação e nutrição: extensão universitária com agentes comunitários de saúde em comunidades ribeirinhas amazônicas
Apresentação: Abordagens de temáticas relacionadas a alimentação e nutrição vem ganhando destaque nos tempos atuais, demandando que gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham mais atenção para os diversos aspectos da alimentação como possibilidade de trabalhar a percepção dos fatores que determinam o processo saúde-doença.
Objetivo: Descrever a experiência de capacitação sobre as temáticas relacionadas à alimentação e nutrição, com enfoque no Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), direcionadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) atuantes em comunidades ribeirinhas do município de Coari (AM).
Desenvolvimento: Trata-se do relato de experiência de uma atividade de extensão universitária realizada por alunos do curso de Nutrição de uma universidade pública localizada na região do Médio Solimões, interior do Amazonas. O projeto do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) intitulado “Ações de Alimentação e Nutrição em Saúde Pública: um assunto para todos” iniciou-se a partir do planejamento e discussões para a tomada da decisão do público-alvo, que foram ACSs atuantes em comunidades ribeirinhas. Para a capacitação o enfoque foi em realizar atividades dinâmicas, permitindo a troca de experiências e conhecimentos e foram definidas três temáticas: transição epidemiológica e nutricional, a classificação NOVA dos alimentos, adotada pelo GAPB, e a importância da identificação do estado nutricional. A capacitação ocorreu no dia 1° de junho de 2023, com um total de 85 ACSs.
Resultados: Pode-se perceber um relevante interesse dos participantes quanto às temáticas e as abordagens baseadas em aspectos da realidade despertaram a identificação com os cenários relativos às mudanças nos hábitos de vida e de consumo alimentar, vivência diária dos ACSs nas comunidades. Para além dos padrões apresentados pelos alunos, o aprendizado ocorreu com o compartilhar de vivências do modo de vida da população ribeirinha. Constatou-se que poucos ACSs possuíam conhecimentos sobre a existência do GAPB, as informações sobre a classificação NOVA também pareceram novidade, assim como a classificação do estado nutricional, cuja coleta de informação de peso e estatura, quando ocorre, no geral, é para registro dos programas municipais.
Considerações Finais: Hà carência de informações sobre aspectos da alimentação e nutrição entre os ACSs atuantes em comunidades ribeirinhas no Médio Solimões. A capacitação oferecida foi de grande valia para a transmissão de informações relevantes e que possam ser aplicadas na prática, no entanto tratou-se de uma ação pontual de extensão universitária. Ressalta-se a importância de que gestores reconheçam as lacunas e busquem alternativas continuadas de capacitação aos ACSs. Destaca-se que a realização dessa ação foi imprescindível para integrar os conhecimentos científicos adquiridos pelos alunos com os conhecimentos populares e a vivência dos ACSs e, ainda que de forma pontual, para suprir lacunas tão importantes para a prevenção de doenças e promoção da saúde da comunidade no âmbito da saúde pública.