Introdução: O projeto de extensão Vigilância e Tecnologias em Saúde – VIGITECS, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, vinculado ao Programa Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) – Ministério da Saúde, tem atuado no sentido de potencializar na formação, a compreensão e o desenvolvimento de ações articuladas entre a Vigilância e a Atenção Primária em Saúde - APS, fortalecendo assim, a política Nacional de Vigilância em Saúde que em suas estratégias organizativas, orienta o acolhimento e resposta às demandas dos representantes da comunidade e a articulação com instituições existentes no território. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por discentes extensionistas do Projeto de Extensão Comunitária - VIGITECS na realização de ações de educação em saúde voltadas aos adolescentes em uma Escola Estadual na cidade de Maceió/AL. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As ações foram desenvolvidas em uma escola pública estadual de nível fundamental e médio, localizada no 2º distrito sanitário de saúde de Maceió/AL, com estudantes na faixa etária de 13 à 18 anos, com periodicidade quinzenal, às sextas-feiras, nos horários das 14h às 17h. Resultados: Na fase inicial, motivados pelo perfil de atendimento na UBS que evidenciou elevado número de gestantes adolescentes e incidência alta de infecções sexualmente transmissíveis, com destaque para sífilis, optou-se por priorizar trabalhar com esse público. A partir dessa demanda, os extensionistas se aproximaram da diretora e articuladora da escola local e desse diálogo foi elaborado um plano de ação, com cronograma pactuado entre as partes, onde foram realizadas atividades educativas visando intervir nesse cenário. Ao todo, foram realizadas 10 encontros que trataram sobre: prevenção da gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis (IST 's), a importância do uso do preservativo, saúde mental na adolescência, autoestima e autocuidado, o planejamento familiar e reprodutivo e a importância da vacinação. Foram utilizadas metodologias ativas, observou-se participação crescente dos professores, foram construídos recursos educativos e ocorreu divulgação dos serviços oferecidos pela UBS, uma vez que muitos desconheciam. Conclusão: As ações do projeto VIGITECS, para além dos muros da academia vêm potencializando na formação, a percepção da importância do trabalho integrado entre os campos da vigilância e da APS, promovendo estreitamento de laços com os profissionais de saúde e da educação e oportunizando o conhecimento da realidade da comunidade. Recomenda-se a perenização dessas ações na rotina escolar, esperando-se que a médio prazo elas venham impactar na mudança dos atuais indicadores de saúde no território.