Apresentação: O teletrabalho ganhou força com a pandemia de COVID-19, em 2020, dadas as limitações impostas pela situação de saúde global, que exigiu diversas modificações comportamentais, impactando diretamente nas formas e relações de trabalho. Os avanços tecnológicos proporcionaram a realização de atividades laborais fora do espaço físico definido pelo empregador, todavia para além da existência de ferramentas é necessário torná-las acessíveis para os trabalhadores. Reorganizar as atividades e implantar novos modelos de trabalho é uma realidade latente para diversos setores. As normativas do Programa de Gestão do Ministério do Trabalho e Emprego procuram regular a atuação dos agentes públicos nesse novo formato de trabalho.
Desenvolvimento: Esta pesquisa trata do teletrabalho e de seu impacto na qualidade de vida de servidores técnico administrativos em educação que atuam em secretarias de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, de uma Universidade Pública do Sul do Brasil e procura analisar as impressões dos servidores técnico administrativos quanto ao seu desempenho profissional e qualidade de vida na experiência de teletrabalho. Trata-se de uma pesquisa com metodologia quanti-qualitativa que envolverá a aplicação de um questionário com perguntas fechadas e uma questão aberta adicional cuja finalidade é possibilitar aos servidores manifestarem manifestem suas opiniões e/ou sugestões de mudanças no trabalho, visando melhoria de qualidade de vida e de desempenho profissional. Serão consultados todos os servidores que atuam na pós-graduação e, além de aplicar um questionário específico sobre qualidade de vida no trabalho, para fins de mapeamento do grupo e possibilidade de quantificação do percentual de servidores que atuam na modalidade de teletrabalho, serão incluídas duas questões extras, uma para o servidor indicar se aderiu ou não ao plano de gestão e outra, para os que aderiram informarem quantos dias/horas de trabalho presencial realizam.
Resultados esperados: Espera-se encontrar evidências de que o teletrabalho impacte positivamente na qualidade de vida e no desempenho profissional dos servidores técnico-administrativos objeto deste estudo. Porém dada a natureza das atividades universitárias e seu importante componente presencial, estima-se que a adoção de formato de trabalho híbrido seja a modalidade mais adequada, pois permite ao servidor manter o contato presencial com os colegas e uma maior liberdade na definição de tarefas e prioridades a serem executadas presencialmente ou em teletrabalho.
Considerações finais: O tema da qualidade de vida é de suma importância e há diversos estudos a respeito, inclusive sobre os servidores públicos de instituições federais de ensino superior, porém há escassez de estudos sobre a questão que considerem o componente do teletrabalho. Estudar a temática da qualidade de vida atrelada ao teletrabalho é essencial especialmente após a deflagração da pandemia da COVID-19, período no qual foi necessário adaptar as atividades administrativas da Universidade, para que ocorressem de outro modo, que não o presencial, uma vez que o distanciamento físico era obrigatório. Ao analisar os efeitos do teletrabalho e suas possíveis limitações, podemos considerar a melhor forma de utilizá-lo como estratégia de atendimento em situações adversas como, por exemplo, situações de calamidade pública em que o deslocamento dos servidores fica comprometido.