RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DOMICILIARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM.

  • Author
  • Syrrame Guimarães Diniz
  • Co-authors
  • Leticia Costa Wanderley , Lorena Gleice Azevedo da Silva , Jean Carlos De Lima Deveza , Daniele Muniz da Costa , Marcelo Augusto da Silva Seixas , Nelita Luana Rivera Sigura de Moraes , Vinícius Soares Mitouso , Larissa Brito da Costa
  • Abstract
  • Apresentação: A visita domiciliar é fundamental para o aprendizado do acadêmico de enfermagem, oferecendo uma chance valiosa de colocar em prática o que foi aprendido durante a graduação, de maneira humanizada e realística. O relato de experiência ressalta a relevância das visitas domiciliares para os estudantes de enfermagem, demonstrando como essa experiência auxilia no crescimento das habilidades acadêmicas, contribuindo para um melhor desenvolvimento profissional e colaborando na promoção da saúde na comunidade. As visitas em domicílio são frequentes quando trata-se de saúde pública e visam fornecer cuidados de saúde de forma direta nas residências dos indivíduos. Essas visitas, inclusas no currículo de enfermagem, possibilitam aos estudantes uma compreensão mais aprofundada acerca do cotidiano e das condições de saúde dos pacientes, assim como a influência destes fatores em seu bem-estar. Desenvolvimento: Este relato baseia-se nas experiências vivenciadas por estudantes do curso de Enfermagem de uma Universidade Pública enquanto estagiavam em uma Unidade Básica de Saúde no interior do Amazonas. As visitas ocorreram semanalmente e tiveram como foco pacientes crônicos, idosos, gestantes e crianças. Os alunos executaram tarefas como aferir sinais vitais, administrar remédios, realizar curativos e orientações sobre prevenção de doenças. Além de prestar atendimento técnico, também conversaram com pacientes e seus familiares, promoveram educação em saúde e fortaleceram as relações entre a comunidade e os profissionais. As principais dificuldades enfrentadas foram a resistência inicial de alguns pacientes em receber visitas domiciliares, organizar as viagens para os atendimentos nas áreas rurais. Para superar esses desafios, os acadêmicos aprenderam habilidades de comunicação e organização, trabalho em equipe e estratégias de estruturação foram desenvolvidas para maximizar o tempo e os recursos durante as visitas domiciliares. Resultados: As visitas são essenciais à carreira acadêmica e proporcionam aos estudantes de enfermagem uma valiosa oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e interpessoais. Os exercícios de campo ajudaram os alunos a melhorar as suas competências de avaliação, análise e intervenção e promoveram o desenvolvimento da sensibilidade cultural e da empatia. Essa experiência é fundamental na formação dos futuros profissionais de saúde, no qual, vão sair da academia mais preparados e humanizados. Para a comunidade local atendida, as visitas domiciliares melhoraram significativamente o acesso dos pacientes aos cuidados de saúde e a qualidade de vida. Esses efeitos positivos refletem a importância das visitas nas casas dos pacientes e o impacto benéfico na formação dos acadêmicos nos programas de saúde pública. Considerações Finais: A vivencia das visitas domiciliares são de grande magnitude para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de enfermagem, pois, atuam de forma direta na promoção da saúde nas comunidades locais. Este estágio não só amplia o conhecimento teórico e prático dos acadêmicos, mas também impulsiona os cuidados na atenção primaria. Portanto, é crucial a participação acadêmica durante as visitas domiciliares, pois serve como incentivo na formação desses futuros profissionais e no empenho com a saúde e o bem-estar da comunidade.

  • Keywords
  • Acadêmicos de Enfermagem, Graduação, Saúde, Visita Domiciliar
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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