Apresentação: Um dos principais desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas e indígenas é a falta de acesso a uma educação básica de qualidade. Devido à falta de preparação e orientação para o ingresso no ensino superior, muitos jovens quilombolas enfrentam dificuldades para entender o processo de seleção e para se preparar para os exames de admissão. Além disso, a escassez de programas de preparação específicos para as necessidades desses estudantes dificulta ainda mais o acesso à educação superior. É importante saber que as políticas públicas de ações afirmativas são políticas que visam dentre outras coisas, reparar para equiparar grupos e/ou indivíduos em condições de desigualdade e vulnerabilidade. Longe de ser concessão gratuita e bondosa, as ações afirmativas no Brasil são geradas a partir do embate e da pressão dos movimentos sociais organizados. E para que ela seja efetivada e se mantenha em funcionamento também precisa da observância da sociedade. Compreendendo as dificuldades enfrentadas por comunidades historicamente marginalizadas, o projeto Aquilombar busca promover a equidade educacional e social, capacitando e auxiliando quilombolas para que possam alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais. Por isso, esse trabalho tem como objetivo explicar sobre o desenvolvimento de ações e parcerias em prol da comunidade quilombola e indígena do extremo Sul de SC através de um Projeto de extensão chamado Aquilombar, que visa estratégias para o acesso ao ensino superior na UFSC e em outras instituições federais de ensino superior do Brasil. Atualmente, o projeto consta com um conjunto de integrantes acadêmicos, docentes e Técnicos Administrativos (TAE’s) estabelecendo uma colaboração participativa com a Escola Quilombola Maria Rosalina e também com o IFSC. Por meio de parcerias do Projeto Aquilombar com instituições educacionais são oferecidos programas de orientação acadêmica, atividades preparatórias para exames de admissão, acesso a recursos educacionais e suporte afetivo. O projeto está atuando em colaboração técnica com o IFSC no desenvolvimento de um aplicativo chamado “Aquilombar”. Esse aplicativo oferece acesso a informações sobre as instituições de ensino superior públicas e gratuitas, assim como aos programas de assistência estudantil. Além da colaboração na execução do aplicativo, implementamos um processo de apadrinhamento universitário no qual titulamos de “Nossos Passos Vêm de Longe”. Esse processo visa auxiliar indígenas, quilombolas e populações vulneráveis, fornecendo dicas sobre como estudar e se preparar para os processos seletivos de ingresso no ensino superior e oferecendo apoio para realizar a inscrição de maneira correta nos vestibulares e processos seletivos para as IFES. Isso inclui o acesso aos editais unificados da UFSC/IFSC e IFC, assim como de outras instituições de ensino superior federais no Brasil. Além disso, são realizadas atividades de conscientização e valorização da cultura quilombola e indígena, promovendo o fortalecimento da identidade étnica e o reconhecimento da contribuição dessas comunidades para a sociedade brasileira. Desenvolvimento do trabalho: A trajetória do projeto não nasceu de um plano preconcebido, mas através de experiencias dos próprios voluntários quilombolas que vivenciaram o processo de ingresso na Universidade e perceberam que só o simples anúncio da existência de vagas em universidades não gerava inclusão. Assim, notou-se que se fazia necessário um esforço mais amplo e direcionado para enfrentar as barreiras estruturais que limitavam o acesso dessas comunidades à educação superior através do apadrinhamento “Nossos Passos Vem de longe" e o uso do aplicativo “Aquilombar” . Uma das características mais marcantes desse projeto é a sua abordagem pedagógica sensível às especificidades das comunidades. Os conteúdos programáticos são complementados por discussões intertextualizadas com a cultura afro-brasileira e contextos atuais, valorizando os conhecimentos prévios dos estudantes com assuntos que se conectam com suas realidades. Em 2023 e 2024 foram realizadas ações de orientação e auxílio de preparação para o vestibular indígena e quilombola da UFSC presencialmente e no ambiente virtual. Os voluntários do projeto participaram de forma ativa durante todo o processo; forneceram materiais virtuais e apostilas para apoio pedagógico; impressão de provas de vestibulares anteriores; sanaram dúvidas a respeito da inscrição, prova, documentações exigidas para a matrícula e benefícios concedidos para estudantes quilombolas e indígenas na graduação. Foram e estão sendo atendidas pessoas quilombolas da comunidade quilombola Remanescente de Maria Rosalina em Araranguá, do Quilombo Flores de Goiás e de um quilombo localizado no interior da Bahia. Também, foi articulado com o NEABI do IFSC Garopaba a participação no projeto Aquilombar para divulgação dos cursos das universidades públicas do Sul do país. O projeto é vinculado ao NEABI UFSC ARA e conta com seu apoio para desenvolver suas ações. São realizados encontros semanais com os voluntários e bolsistas do projeto para alinhamento das ações. Resultados: Os resultados do projeto Aquilombar são evidenciados pelo aumento de quilombolas inscritos nos vestibulares da UFSC e no aumento no número de quilombolas ingressantes no ensino superior. Além disso, observa-se um impacto positivo na representatividade e mobilização comunitária das populações quilombolas participantes. Assim, obtém-se a promoção da igualdade de oportunidades e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. A formação deste projeto Aquilombolar e suas ações desenvolvidas têm gerado uma rede de articulação em prol das ações afirmativas que aproximam as comunidades mais vulneráveis aos recursos de acesso e permanência da rede federal de ensino. As ações também fortalecem o compromisso social, político e ético das universidades púbicas junto à comunidade indígena e quilombola local.