Apresentação: A Diabetes Mellitus é uma doença que ocorre tanto pelo estilo de vida quanto por questões genéticas, advinda de uma má absorção de insulina. Pacientes com essa condição, tem a capacidade reduzida no processo de cicatrização de feridas, devido as células do sistema imunológico estarem menos eficazes pela hiperglicemia. Nesse sentido, as ações integradas em saúde são instrumento de ensino-aprendizagem interdisciplinar e multiprofissional no âmbito da saúde, com esse recurso é possível a promoção e compreensão das práticas do cuidado e educação em saúde. O presente estudo objetiva relatar a experiencia vivida em uma ação de pesquisa de campo. Trata-se de um relato de experiencia, desfrutando da metodologia ativa, por meio da utilização do Arco de Chales Maguerez, seguindo as cinco etapas: Observação da Realidade, Pontos - chave, Teorização, Hipótese de Solução e Aplicação à Realidade. A atividade foi realizada por acadêmicos do quinto período de Enfermagem, sob orientação do Docente da prática e do Agente Comunitário de Saúde. Desenvolvimento: A ação buscou levar educação em saúde sobre cuidado, formas de prevenção e adesão ao tratamento para pacientes portadores de diabetes, possuintes ou não do diagnóstico de pé diabético. Durante a realização da ação, efetuou-se a consulta de enfermagem, abrangendo a anamnese, exame físico e avaliação neurológica do cliente. Durante a visitação, o paciente relatou descobrir a doença do Diabetes Mellitus a 5 anos, fazendo uso de medicamento antidiabético (Metmorfina) e anti-hipertensivo (Losartana), tem como história de complicação Princípio de infarto, não possuindo ulceras ou amputações. No exame físico, o paciente apresentava bom estado nutricional, deambulava normalmente, observou-se pele e mucosas normocoradas, ausculta rítmica cardíaca regular em dois tempos e bulhas normofonéticas sem sopros. Possuia anatomia dos pés normais, normohidratados. Detinha unhas e pele com lesões esfoliativas úmidas nos espaços interdigitais. Na avaliação neurológica, a sensibilidade tátil estava preservada em todas as áreas e os pulsos pedioso e tibial posterior eram palpáveis em ambos os pés. Após estes procedimentos, iniciou-se a entrega de folder educativo, portando orientações de identificação e prevenção lesões, pontuando dicas de boas práticas e formas adequadas de higienização, curativo e calçados adequados utilizados para evitar lesões. Resultados: Como resultado da ação, espera-se ter-se melhor compreensão, entendimento e adesão dos clientes sobre como prevenir lesões e complicações advindas do Diabetes. Evitando complexidades sérias como: a perda de um membro (amputações), hospitalização ou até morte. Espera-se também, que o paciente introduza hábitos saudáveis como: pratica de exercícios, caminhadas e bons hábitos alimentícios colocando em seu cardápio mais legumes, frutas e vegetais. Considerações Finais: Diante da experiencia relatada, pontua-se a importância da educação e de ações integradas em saúde, demonstrando um impacto positivo e construtivo tanto na vida dos discentes quanto dos pacientes portadores do Diabetes. Nesse viés, estas ações não só promovem a saúde e previnem complicações, mas também, fortalecem a formação dos discentes, formando futuros enfermeiros que integram teoria e prática de maneira eficiente.