Apresentação: A avaliação tem fundamental papel na busca pela qualidade. No âmbito da educação ela assume variadas formas e objetivos, se delineando no contexto da aprendizagem, da instituição, da política, dos programas, dos sujeitos e suas práticas. Seja de característica interna ou externa, ela desempenha importante papel no âmbito do desenvolvimento da educação brasileira, pois é a partir dela que é possível identificar avanços e retrocessos na aprendizagem dos estudantes, bem como na ação de ensinar do docente, possibilitando o aprimoramento dos processos formativos. Em cursos da área da saúde, uma vez que os docentes não passam pela formação pedagógica, característica das licenciaturas, pouco se discute esse processo, principalmente quando o ponto de partida seja o próprio docente e sua ação de ensinar. Neste sentido, este trabalho oriundo de uma pesquisa de mestrado em ensino em saúde e tecnologias educacionais, objetivou avaliar estratégias pedagógicas dos docentes em sala de aula, a partir do uso da observação em vídeo, com o intuito de fomentar proposição de formações continuadas, ante o desenvolvimento de uma Plataforma para Formação Docente no Ensino Superior em Saúde. Desenvolvimento do trabalho: Para isso, foi considerado ‘apresentação em power point’ como categoria de análise da prática pedagógica. Metodologicamente, tratou-se de um estudo do tipo qualitativo de cunho descritivo, desenvolvido a partir da aplicação de questionários, observação em vídeo, pesquisa-ação e grupo focal para coleta de dados. Os participantes do estudo foram docentes vinculados a cursos graduações da área da saúde de uma universidade privada da capital Cearense. A coleta de dados foi realizada no período de 2023 e 2024. Organizou-se os dados a partir da categorização dedutiva e analisou-se pela literatura existente sobre avaliação do docente, formação de professores e uso de apresentação como estratégia pedagógica. Resultados: Foi possível constatar necessidades formativas do docente da área da saúde, considerando a ausência de contextos didáticos pedagógicos em sua formação, tanto em nível de graduação como em pós-graduação, fato esse que fragiliza a prática em sala de aula. Logo considerando isso, foi possível construir aportes teóricos, técnicos e tecnológicos que possibilitam a contínua formação docente, a partir da proposição de práticas educativas mais qualitativas para efetivação do ensino por parte do docente e aquisição da aprendizagem por parte dos alunos dos cursos da área da saúde. Considerações Finais: Verifica-se a necessidade de ações de desenvolvimento docente de forma contínua, para que se possa aprimorar as estratégias formativas utilizadas por docentes, as quais reverberam no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.