A efetivação do Sistema Único de Saúde - SUS - enfrenta muitos desafios. A formação de profissionais com habilidades e competências para atuação em seus serviços é um desses. A integração ensino-serviço-comunidade busca articular a formação na área da saúde aos serviços do SUS e as necessidades da população brasileira. Essa abordagem é essencial para a implementação da educação permanente em saúde, a qual proporciona, além do fortalecimento da área técnica, o desenvolvimento de competências sociais e de trabalho em equipe. Este trabalho tem como objetivo relatar as estratégias utilizadas para integração e aprofundamento teórico na Rede VIGIFLUOR no estado de Santa Catarina.
A Rede VIGIFLUOR é uma rede colaborativa brasileira que reúne Universidades, Serviços de Saúde do SUS e a comunidade dos territórios, na perspectiva da vigilância em saúde, especificamente dos teores de fluoretos nas águas de abastecimento para consumo humano. A fluoretação das águas é uma política pública voltada para a prevenção da cárie dentária, sendo considerada uma medida democrática, segura e eficaz. No estado de SC, a equipe da Rede VIGIFLUOR é formada por estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina, e por profissionais das equipes de Vigilância Sanitária e Ambiental, e da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde.
A Roda de conversa é a dinâmica base de interação nas atividades. A fala e a escuta são mobilizadas a partir da leitura prévia de um texto sobre a temática a ser discutida, e incentivadas pelos professores. Os temas são levantados a partir de situações-problema emergentes na região. Este método proporciona discussão onde todos os participantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões e ouvir as perspectivas dos outros membros. A troca dos diferentes olhares contribui para um entendimento mais profundo das questões estudadas, levando à identificação de outras situações problema. Durante esses encontros, os estudantes são incentivados a refletir sobre os temas e a compartilhar suas considerações com o grupo. Essa abordagem não só facilita a compreensão aprofundada, mas também estimula o pensamento crítico e a troca de ideias. A diversidade de temas abordados enriquece o debate e amplia o conhecimento dos participantes sobre diferentes aspectos relacionados à fluoretação da água e à saúde pública.
Uma outra estratégia utilizada é a construção colaborativa de documentos. Os participantes trabalham em conjunto na elaboração de materiais, seleção de artigos/livros e suas respectivas sínteses, ou ainda o relato das discussões ocorridas em momentos anteriores. A intenção é produzir informaçãoes de qualidade, além possibilitar o registro das atividades desenvolvidas.
A publicação de informativos envolve pesquisa de materiais, discussão, desenvolvimentos do material, revisão, publicação, podendo ser realizada por meio de newsletters, e-mails, notícias em portais on line ou impressos.
Além dessas, são realizadas reuniões de planejamento que possibilitam a organização das atividades, a distribuição dos tarefas, e a reavaliação e o redirecionamento quando necessário.
Os estudantes têm a possibilidade de participar de uma Rede Colaborativa com estratégias de interação ensino-serviço-comunidade, mehorando o conhecimento e a apreensão da realidade.