Apresentação: Os Programas de Residências em Saúde trazem como proposta educacional a formação de residentes para atuarem no âmbito do SUS, tendo o preceptor como um dos atores essenciais na condução dos processos de ensino e aprendizagem. Entende-se por preceptor aquele profissional que desenvolve suas atividades em um serviço do SUS, com o objetivo de orientar as práticas no seu lócus de atuação. Para o exercício da preceptoria, os preceptores necessitam o domínio do conhecimento técnico associado ao conhecimento pedagógico, devendo ser para além de um professor tradicional, encadeando a prática e o conhecimento científico. Deve ser ainda um mediador dos aspectos teóricos e práticos da formação, por meio de sua prática clínica, levantando problemas, instigando a busca por explicações e dialogando com os diversos espaços e atores da residência.Desenvolvimento: Este trabalho é um relato de experiência de uma Supervisora Geral da Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Infectologia, que atuou na tutoria do Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na área da Saúde, para preceptores da Residência Multiprofissional, ofertado pelo PROADI SUS em parceria com o Hospital Moinhos de Vento,voltado para a qualificação de preceptores multiprofissionais selecionados de todas as regiões do Brasil, realizado no período de junho de 2022 a dezembro de 2023. Os momentos formativos foram elaborados a partir da compreensão de necessidades pedagógicas e desenvolvido através de processos de educação permanente permitindo o aperfeiçoamento da prática docente assistencial, ao mesmo tempo em que ocorria o exercício da preceptoria. Na tutoria do curso EAD, cujo público foram preceptores das Residências Multiprofissional, houve atuação da tutoria pela gestora do Programa de Residência, onde se pode comprovar a relevância do material disponibilizado aos cursistas, fazendo um paralelo das fragilidades e necessidades reais de formação desses profissionais, percebidas pela gestão, em seus territórios de atuação quando no desenvolvimento de atividades práticas ou teóricas com residentes. Resultados: A atuação na tutoria nos leva a refletir quanto a importante contribuição dada na formação desses formadores, tanto pelo conhecimento da gestão da Residência, bem como do exercício da tutoria na mediação do processo ensino aprendizagem, quando na utilização de estratégias metodológicas de ensino por meio do Ambiente Virtual, na interação e troca de experiências, assim como no estímulo ao pensamento crítico reflexivo acerca das práticas docentes durante o exercício da preceptoria.Considerações finais: O compromisso e engajamento da tutoria, aliada a oferta relevante do curso para preceptores em saúde, nos leva a acreditar no êxito da formação didático pedagógica destes, reverberando na qualificação do ensino prestado aos residentes em saúde, bem como da oferta dos serviços de saúde.