O PROTAGONISMO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DO CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Camilly Campos Vasconcelos
  • Co-authors
  • Sônia Maria Lemos , Jessé David Nascimento da Costa , Gabriela Pinheiro de Andrade , Elielza Guerreiro Menezes , Janaína Nascimento Dias , Letícia Santos de Souza , Talita Pimentel Bessa , Yolanda De Matos Cardoso
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO 

    O seguinte trabalho tem como objetivo geral descrever as experiências de acadêmicos de enfermagem que atuaram como membros do Centro Acadêmico de Enfermagem Jucimary Almeida do Nascimento (CAJAN) entre maio de 2022 e 2023 na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

    DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 

    Trata-se de um relato de experiência para discorrer sobre as vivências de alunos do curso de enfermagem que atuaram na gestão de 2022-2023 do Centro Acadêmico de Enfermagem Jucimary Almeida do Nascimento com sede na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

    O Centro Acadêmico de Enfermagem Jucimary Almeida do Nascimento (CAJAN) consta com uma diretoria formada por 12 alunos de graduação que durante o período de maio de 2022 e maio de 2023 promoveram assembleias, rodas de conversas, ouvidorias, eventos científicos, reuniões privadas com a administração da universidade, manifestações políticas e sociais, além de projetos para promoção de saúde juntamente com os demais alunos do curso de enfermagem.                                                                                                                                                                                                                                         

    RESULTADOS

    Sabe-se que durante a primeira e segunda onda da covid-19 o movimento estudantil se manteve ativo articulando intervenções juntamente às instâncias superiores da universidade do estado do Amazonas, possibilitando auxílio aos membros da comunidade acadêmica que se encontravam afetados fisicamente e psicologicamente. Dessa forma, a gestão 2022-2023 marca o período pós-pandemia, tendo como principais objetivos dar continuidade a difusão de medidas para amparar os alunos que aos poucos retornavam a sua rotina acadêmica presencialmente, ainda que com inúmeras sequelas. 

    Com isso a gestão realizou o seu primeiro encontro no dia 23 de maio de 2022 para se discutir sobre as propostas a serem realizadas durante o ano que se seguiria, destacando-se a implementação de uma ouvidoria ativa para facilitar o acesso às demandas dos acadêmicos de enfermagem, a realização de encontros periódicos com as coordenações e direção da escola de saúde a fim de debater sobre as questões recolhidas dos acadêmicos e a criação de projetos de extensão para promoção de saúde com enfoque na saúde mental dos discentes e docentes. 

    As atividades da gestão, foram iniciadas com reunião convocada pelos órgãos administrativos da escola de saúde, com representantes dos centros acadêmicos de enfermagem, medicina, odontologia e educação física, além do diretório acadêmico da unidade. Durante a reunião foram debatidas questões referentes a segurança da escola, visto os inúmeros casos de furtos e assaltos a mão armada ocorridos com os alunos em regiões próximas às dependências da universidade, além do planejamento do período, pois se iniciaria a transferência do ensino remoto para o presencial. Assim, o movimento estudantil marcaria a sua relevância na aplicação de medidas que favoreceram as ações administrativas realizadas durante esse momento crucial no pós-pandemia. 

    Diante da necessidade de se manter um vínculo entre os acadêmicos, realizou-se a primeira assembléia da gestão a fim de apresentar oficialmente as propostas do centro, formalizar a abertura da ouvidoria e apresentar os projetos de extensão a ser realizados em parceria com os acadêmicos de enfermagem para despertar o interesse dos alunos no campo científico. Dessa forma, cada projeto teria como pauta principal promover a educação em saúde com os demais membros da escola, tendo ênfase na educação sexual e na saúde mental dos docentes e discentes, concluindo um os principais objetivos da gestão de deliberar ações que trouxessem oportunidades aos novos acadêmicos na universidade. 

    O centro acadêmico percebeu a necessidade de participar ativamente em questões que afetam não somente os alunos de enfermagem, mas todos os membros da comunidade acadêmica. Dessa forma, representantes do movimento estudantil realizaram juntamente às instâncias superiores uma reunião para tratar sobre a qualidade do alimento fornecido pelo restaurante universitário da escola de saúde, visto as inúmeras queixas diárias sobre alimentação inadequada dos estudantes. Desse modo, após um intenso debate ficou acordado que o diretório e os centros acadêmicos iriam protocolar as denúncias dos estudantes, além de incentivar a avaliação online das refeições ofertadas  diariamente. 

    Diante do impacto do movimento estudantil nas questões anteriores, os demais estudantes passaram a confiar às diretorias suas demandas e denúncias mais delicadas. Sendo assim, no dia 20 de julho de 2022 foi organizada uma manifestação na escola superior de ciências da saúde com participação de todo o movimento estudantil, contando com a presença da união nacional dos estudantes.

    Além de participar ativamente na resolução de diversas reivindicações dos acadêmicos de enfermagem, o centro acadêmico tem papel essencial na representação dos alunos em reuniões do colegiado do curso, fazendo uma ponte entre os discentes e os docentes da unidade. À vista disso, a coordenação do curso de enfermagem realizou um convite aos representantes da gestão do centro acadêmico, para participar de  um debate acerca da atualização do plano pedagógico de curso (PPC). Dessa forma os membros da diretoria de comunicação possibilitaram que os representantes de cada período do curso reunissem as principais sugestões das turmas para apresentar aos professores, de modo que houvesse uma contribuição a fim de manter a qualidade de ensino ofertado pela universidade. 

    Com isso, o centro acadêmico teve a oportunidade de concluir os objetivos previstos no início da gestão, articulando juntamente a administração meios de providenciar o necessário para um ensino superior exemplar, sempre buscando melhorar os canais de diálogo com a gestão do curso e da  escola de saúde, para melhorar a formação.

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS 

    As ações promovidas pelos centros acadêmicos são a porta de entrada para discussões sociopolíticas acerca da profissão de enfermagem, de modo que os participantes do movimento estudantil têm a oportunidade de protagonizar a discussão de temas importantes para a formação em saúde.. As experiências vivenciadas durante a representação estudantil auxiliam na preparação crítica dos futuros profissionais da enfermagem. O movimento estudantil ao representar os estudantes  possui a grande responsabilidade de se manter à frente das demandas da comunidade acadêmica, de modo que se configuram como a primeira instância a ser acionada diante de uma situação adversa, refletindo a sua importância para que a categoria da  enfermagem mantenha a sua visibilidade deste a  formação. 

    Desse modo, o Centro Acadêmico de Enfermagem Jucimary Almeida do Nascimento (CAJAN) durante a sua primeira gestão pós-pandemia buscou se basear principalmente no princípio de integralidade do Sistema Único de Saúde. De modo que em todas suas deliberações o principal objetivo foi procurar auxiliar todos os estudantes de enfermagem da universidade do estado do Amazonas, atendendo suas necessidades e articulando medidas de promoção de saúde e condições favoráveis de ensino, visto que estes são direitos de todo cidadão  estudante. 

  • Keywords
  • Enfermagem, alunos, educação
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
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