O LUDICO COMO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA UMA AÇÃO DE EDUAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Clarissa Dantas de Carvalho
  • Co-authors
  • Sabrina Maria de Sá Moreira Braga , Daniela de Brito Guedes , Leilson Lira de Lima
  • Abstract
  •  

     

    O PRESENTE TEXTO CONSISTE DE UM RELATO DE EXPERIENCIA A CERCA DA REALIZAÇÃO DE UMA AÇÃO DE EDUAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS QUE OCORREU EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL ALCOOL E OUTRAS DROGAS – CAPS AD DO TIPO III, TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR E DISCUTIR O CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DO TEMA.

     A ATIVIDADE REALIZADA SUCEDEU DE MODO ITINERANTE AO PASSOU QUE FOI INSERIDA NOS GRUPOS TERAPÊUTICOS DO SERVIÇO BEM COMO, JUNTAMENTE, COM OS USUÁRIOS INTERNADOS NA UNIDADE DE DESINTOXICAÇÃO, CUIDADORES, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIO, TOTALIZANDO 30 PARTICIPANTES. 

     A ATIVIDADE PROPOSTA FOI UM JOGO QUE SE DESTACOU AO UTILIZAR O LUDICO COMO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E INTERVENÇÃO, COMO MATERIAL FOI UTILIZADO: DADO, DOIS TAPETES DE CORRIDA E QUIZ DE PERGUNTAS. AS ETAPAS DO JOGO FORAM:  1. DIVIDIR O GRUPO EM DUPLAS PARA JOGAR. 2. ENTRE A DUPLA, AMBOS LANÇAM O DADO. 3. O JOGO INICIA PELO PARTICIPANETE QUE TIVER TIRADO A MAIOR NUMERAÇÃO NO DADO. 4. A PERGUNTA É DIRECIONADA PARA O PARTICIPANTE, SE ACERTAR PULA UMA CASA NO TAPETE, SE ERRAR O ADVERSÁRIO PULA A CASA. 5. APOS A RESPOSTA DO PARTICIPANTE O FACILITADOR EXPLICA E DISCUTE A RESPEITO DA PERGUNTA REALIZADA.  AO FINAL, TODOS QUE PARTICIPARAM GANHAVAM UM BRINDE.

    A ATIVIDADE POSSIBILITOU O APRENDIZADO A CERCA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS, ATRAVÉS DO DIRECIONAMENTO DE PERGUNTAS QUE FORAM RELACIONADAS AO ARMAZENAMENTO, INGESTÃO, DESCARTE, COMPRA DE MEDICAMENTOS E TAMBÉM FORAM REALIZADAS PERGUNTAS CONSIDERANDO O PERFIL DOS PACIENTES DO SERVIÇO. EXEMPLO: PARA EU NÃO FUMAR MAIS O ADESIVO DE NICOTINA É O SUFICIENTE? SIM OU NÃO? E PORQUE?; NÃO HÁ PROBLEMA EU TOMAR MEUS MEDICAMENTOS E CONTINUAR BEBENDO. (VERDADEIRO OU FALSO); POSSO COMPRAR MEU MEDICAMENTO EM QUALQUER LOCAL? EXEMPLO: FEIRA, BODEGA. SIM? OU NÃO?;MEU MEDICO PASSOU UM MEDICAMENTO EM CAPSULA MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENGOLIR COMO EU FAÇO?; BASTA EU PEGAR OS REMÉDIOS E NÃO FALTAR O MÉDICO PARA EU FICAR LIVRE DAS DROGAS? FORAM UTILIZADAS 50 PERGUNTAS PARA CONDUÇÃO DA DINÂMICA.

    OBSERVAMOS A BOA ADESÃO DO PUBLICO-ALVO DURANTE A ATIVIDADE, ONDE SE ESTABELECEU UM CLIMA DE INTEGRAÇÃO, LUDICIDADE, INTERESSE E DESCONTRAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, EM QUE FORAM EXPRESSADAS DÚVIDAS ACERCA DOS ASSUNTOS ABORDADOS, ALÉM DE OUTROS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM O USO DE MEDICAMENTOS. OS USUÁRIOS FICARAM MUITO SATISFEITOS E SOLICITANDO QUE EU VOLTASSE MAIS VEZES COM ESSE TIPO DE DINÂMICA POR QUE ELES APRENDEM E SE DIVERTEM. DIANTE DO OCORRIDO PODEMOS OBSERVAR QUE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ATIVIDADES LÚDICAS PROPORCIONAM UM MAIOR NÍVEL DE ASSIMILAÇÃO E INTERESSE, COM ISSO, UMA MAIOR EFETIVIDADE.

     

     

  • Keywords
  • Educação em saúde, ludicidade , saúde mental
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back