Soletrando de Termos Técnicos da Saúde: relato de experiência na formação de acadêmicos de Enfermagem

  • Author
  • Raquel Pinheiro Soares
  • Co-authors
  • Simone Aguiar da Silva Figueira
  • Abstract
  • Apresentação: O uso de tecnologias educativas e a inovação de metodologias de  ensino buscam potencializar os processos de ensino aprendizagem contribuindo para  uma prática educativa transformadora e eficaz. Diante disso, destacamos o uso de  uma tecnologia educativa facilitadora da memorização e compreensão do uso de  termos técnicos essenciais na prática diária dos enfermeiros. O objetivo é descrever a implementação da atividade, destacando os métodos utilizados, a receptividade dos  participantes e os resultados observados. Pretende-se demonstrar como esta ferramenta contribui para o aprimoramento do vocabulário técnico dos estudantes de enfermagem, promovendo o aprendizado e a familiarização com as terminologias utilizadas na prática profissional, utilizando uma abordagem interativa e dinâmica. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que destaca a vivência de uma acadêmica de enfermagem do 3º semestre, na organização da atividade "Soletrando de Termos Técnicos da Saúde", realizada durante a XXIII Semana da Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para a atividade, foram cuidadosamente selecionados termos técnicos da área saúde mais utilizados, classificados de acordo com o seu grau de complexidade: fáceis, médios e difíceis. A competição contou com a participação de 5 acadêmicos, sendo um de cada turma do curso de enfermagem do campus e foi estruturada em rodadas eliminatórias, conduzidas por uma docente do curso. Inicialmente, as regras do jogo foram explicadas detalhadamente aos participantes e a ordem de soletração foi estabelecida. A atividade começou com o sorteio de termos considerados fáceis e cada participante teve a oportunidade de soletrar, continuando até que dois acadêmicos erraram a soletração. Em seguida, foram sorteadas palavras de dificuldade média e difíceis para os três acadêmicos restantes, e a competição prosseguiu até que outros dois acadêmicos erraram novamente, e um alcançou o primeiro lugar. Para a definição do segundo e terceiro, os dois finalistas competiram soletrando palavras difíceis. Ao final da competição foram distribuídas premiações de acordo com o pódio alcançado pelos estudantes. Resultados: Durante a atividade, foi possível observar um alto nível de engajamento e entusiasmo entre os participantes, que se mostraram competitivos e motivados a acertar os termos. Foi evidente, ainda, que alguns participantes encontraram desafios, especialmente ao lidar com a dificuldade de soletrar determinados termos mais complexos, necessitando, dessa forma, adaptar suas abordagens de aprendizado para superar essas dificuldades. A atividade foi bem recebida pelos participantes, que demonstraram um maior interesse e compreensão dos termos técnicos após a competição, corroborando para a eficácia da abordagem competitiva como um catalisador para o aprendizado efetivo e duradouro. Considerações finais: A proposta da dinâmica se baseou em estimular e despertar o interesse dos acadêmicos em compreender a ortografia e o significado das palavras, expandindo seu vocabulário a partir de uma competição saudável e divertida. Destaca-se a eficácia da tecnologia educacional no processo de aprendizagem contínuo dos estudantes de enfermagem e ressalta o impacto positivo de uma educação baseada em experiências práticas e interativas.

  • Keywords
  • Tecnologia Educacional, Termos Técnicos, Aprendizagem.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back