Intervenção Precoce na Infância: experiência a partir do PROAPI, em Pelotas

  • Author
  • Gleberson de Santana dos Santos
  • Co-authors
  • Marta Solange Streicher Janelli da Silva
  • Abstract
  •  

    A Intervenção Precoce na Infância (IPI) é um conjunto de ações direcionadas a crianças com necessidades educativas especiais, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento integral e inclusão social. Consiste na identificação precoce de possíveis atrasos ou dificuldades no desenvolvimento e na implementação de estratégias específicas para apoiar a criança e sua família.

    As práticas de IPI incluem avaliações multidisciplinares, elaboração de planos individuais de intervenção e atividades que estimulam habilidades motoras, cognitivas, linguísticas e sociais. As estratégias podem envolver terapias ocupacionais, fonoaudiológicas, psicológicas e pedagógicas, realizadas tanto em ambientes familiares quanto educativos.

    Já é amplamente reconhecida a eficácia da IPI, pois intervenções realizadas nos primeiros anos de vida têm um impacto significativo no desenvolvimento da criança, melhorando suas capacidades e promovendo uma inclusão mais efetiva na sociedade. Estudos demonstram que a adoção de estratégias de intervenção precoce resulta em melhores desempenhos acadêmicos e sociais a longo prazo, evidenciando a importância de um suporte adequado desde a primeira infância.

    Diante desse contexto foi implementado o  ProAPI – Programa de Atenção Precoce na Infância, pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, contando com a participação de acadêmicos dos cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem e Educação, e apoio da Secretaria de Educação do município de Pelotas/RS.

    O ProAPI, baseando-se nos estudos e investigações nacionais e internacionais, busca adaptar e aplicar as práticas para Atenção Precoce na Infância para o contexto brasileiro, focando nas crianças da Educação Infantil em risco de desenvolvimento e crianças da Educação Infantil apoiadas pela educação especial, famílias e contextos culturais. Será desenvolvido em rede Educação, Saúde e Assistência social, para crianças de 0 a 6 anos em risco no desenvolvimento ou público apoiado pela Educação Especial, matriculadas em oito escolas públicas de Educação Infantil no Bairro Fragata.

    Entre os objetivos do ProAPI estão: - Identificar as crianças apoiadas pela Educação Especial ou em risco de Desenvolvimento, matriculadas nas escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;

    - Organizar redes de apoio e desenvolvimento, tendo os ambientes culturais da criança como foco, a saber, escola, família e comunidade;

    - Assegurar às crianças em risco ou público da Educação Especial, a garantia de seus direitos, autonomia e desenvolvimento, em ambientes inclusivos e emancipatórios;

    - Assegurar o apoio às famílias, professores e demais ambientes culturais da criança, no que se refere ao desenvolvimento, aprendizagem e oportunidades;

    - Apoiar as famílias e crianças no acesso a serviços e recursos dos sistemas de educação, assistência social e saúde.

    A presente pesquisa assume metodologicamente abordagem qualitativa, tem como característica, de acordo com os objetivos, de pesquisa descritiva. Trata-se de relato de experiência a partir do olhar de estudante do curso de Psicologia da UFPel.

    Conclui-se que práticas de intervenção precoce têm logrado êxito e demonstrado eficaz no desenvolvimento infantil, sobretudo quando o bojo de suas práticas está centrado nas necessidades sumárias da família, onde atribui a elas o papel de protagonistas no processo de apoio às crianças, através do seu envolvimento ativo e emancipatório.

     

  • Keywords
  • Psicologia do Desenvolvimento, Educação Especial, Intervenção Precoce na Infância, Transdisciplinaridade
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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