Relato de experiência: Boletim informativo utilizando ferramentas tecnológicas para alcançar maior engajamento, tendo como tema a amamentação e sua relação com amamentação

  • Author
  • Gabrielly Aparecida Nery de Souza
  • Co-authors
  • Mariane Alves Silva , Rodrigo Carvalho , Thayza Carvalho , Rosiene Rosa Pires
  • Abstract
  • Apresentação: O boletim informativo é um meio digital de comunicação constante entre os servidores da Secretaria de Estado e Saúde e também com o público externo. O boletim da Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (EPAMACS) divulga informações relevantes sobre a amamentaçãoDesta forma, o boletim visaconscientizar a população civil, acadêmicos, servidores e profissionais da saúde. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência acadêmica na elaboração do boletim. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência do boletim informativo do mês de março, com o tema "o mês da mulher e sua relação com a amamentação". Foram realizadas busca de artigos relacionados ao tema na plataforma Scielo e Google acadêmico. Posteriormente, foi redigido o texto no word e após aprovação do preceptor e orientadora, realizou-se a criação da art visual pelo aplicativo Canva, criando assim uma abordagem visual e mais dinâmica. Em seguida, foi realizado a divulgação através do email para os servidores, Instagram e Whatsapp para maior engajamento. Sendo assim, o processo incluiu redação, correção, criação visual pelo aplicativo Canva, roteiro e edição de vídeo. Resultados: O boletim habitualmente tem engajamento pelo e-mail de 1600 pessoas, porém com a elaboração do vídeo que foi gravado na faculdade de nutrição (FANUT) na Universidade Federal de Mato Grossocom duração de 01:39 segundos, o alcance de visualizações dobrou, passando assim para 3.246 visualizações ao todo e 24 comentários pelo instagram. Ademais, estratégias de cenário e plano de fundo foram utilizadas para atrair a atenção do espectadorConsiderações finais: Observou-se que a partir da ferramenta utilizada para produzir o boletim do mês de março, o engajamento conseguiu duplicar, como também foi maneira mais dinâmica para os espectadores.

  • Keywords
  • Amamentação, boletim Informativo, mês da mulher, instagram
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back