Apresentação: Na infância, as crianças passam por um período de intensas transformações físicas, emocionais, sociais e cognitivas. Durante essa fase torna-se crucial o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e as Instituições de Ensino em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde, desempenham um papel fundamental nagarantia do cuidado integral a saúde da criança. Nesse contexto, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa que visa integrar as secretarias de educação e dasaúde, utilizando de forma estratégica, a escola como espaço para promoção de saúde, visto que se trata de um ambiente propício, em que as crianças passam grande parte do seu tempo. Essa parceria facilita o acesso aos serviços de saúde, beneficiando não somente os alunos, mas também a equipe da UBS, a comunidade escolar e os familiares na garantia do desenvolvimento saudável dos escolares. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicas do curso de enfermagem acerca da importância da integração entre a unidade básica de saúde e o ambiente escolar para promoção da saúde infantil. Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciada por acadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XII, durante o estágio da disciplina de Enfermagem Comunitária, junto a equipe da Unidade Básica de Saúde e a Escola Paulo Freire, no mês de abril de 2024, no município de Santarém/PA. Resultados: Durante a visita à escola, foram realizadas atividades educativas sobre higiene bucal, e de doenças como dengue e covid-19 para os escolares daeducação infantil. Além disso, apesar de não ter ocorrido a adesão integral por parte dos pais à solicitação para que os alunos trouxessem a “caderneta da criança”, a maioria dos estudantes a apresentou, assim foi realizado o acompanhamento do peso e altura para verificar possíveis irregularidades relacionadas à nutrição e ao crescimento. A partir desse cenário, foi possível observar que por meio das atividades desenvolvidas pelas acadêmicas, que abordaram informações através de narrativas, atividades lúdicas e ilustrações visuais, as crianças mostraram-se interessadas em aprender, participativas ao responder as perguntas realizadas e mostrando conhecimento prévio sobre os temas propostos, já estimulados anteriormente em sala de aula. Essas atividades são relevantes pois além de promoverem aprevenção e conscientização da criança desde cedo, também possibilitam o compartilhamento com os familiaresdo que foi ensinado, contribuindo assim para a prevenção de doenças frequentes e promoção da saúde de forma integral. Considerações finais: Diante disso, destaca-se o importante papel das Unidades Básicas de Saúde em parceria com as Instituições de Ensino, assim como aimportância do Programa Saúde na Escola, para levar a promoção à saúde e a prevenção de doenças ao ambiente escolar. Essa experiencia foi enriquecedora para asacadêmicas de enfermagem visto a necessidade de um olhar mais direcionado as particularidades das crianças e a relevância da intersetorialidade para eficácia das ações.