O presente resumo tem como objetivo apresentar o relato de experiência sobre a vivência de voluntariado do coletivo "Voluntários da Saúde" durante a situação de calamidade pública vivida pelo estado do Rio Grande do Sul, enquadrando-se no eixo trabalho. Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por uma catástrofe climática sem precedentes, caracterizada por chuvas intensas e contínuas. Esse evento resultou em enchentes severas que afetaram mais de 460 municípios. Diante dessa situação, cerca de 70 mil pessoas foram abrigadas em locais temporários devido à destruição causada pelas chuvas intensas. Com a abertura de abrigos emergenciais nos primeiros momentos da catástrofe, percebeu-se a necessidade de profissionais da saúde capacitados para atuar em primeiros socorros emergenciais e para o tratamento continuado de saúde mental e física da população acometida pela catástrofe. Assim, devido à grande quantidade de desabrigados em um curto período de tempo, atrelada ao despreparo das autoridades locais para com a situação, o coletivo "Voluntários da Saúde", composto por uma equipe multidisciplinar com discentes de enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bem como profissionais formados em enfermagem, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional, surgiu com o objetivo de conectar profissionais da saúde voluntários aos abrigos necessitados. O trabalho do coletivo era estruturado em três grandes eixos: recursos humanos, logística e comunicação. Inicialmente, foram criados dois formulários online: um para os profissionais voluntários, contendo questões de identificação pessoal, registro profissional e a principal zona/bairro da cidade que poderiam acessar; e outro para os abrigos que necessitavam de equipes de saúde. Esses formulários foram amplamente compartilhados em redes sociais. Após o preenchimento dos formulários, os voluntários interessados eram adicionados a uma comunidade em um aplicativo de mensagens instantâneas, onde os membros do coletivo disseminavam informações atualizadas no campo da saúde, sempre embasadas cientificamente e oriundas de fontes oficiais. Além disso, quando um abrigo solicitava um profissional, a equipe administrativa do coletivo contatava o responsável pelo abrigo para confirmar a demanda. Posteriormente à confirmação, mensagens eram enviadas no aplicativo aos voluntários disponíveis para atender à demanda. Caso a demanda não fosse suprida por meio das mensagens, iniciava-se a busca ativa por ligação telefônica aos profissionais da região onde o abrigo se encontrava. A atuação do coletivo iniciou-se no dia 04/05/2024 e se estendeu por 12 longos dias, durante os quais os membros eram divididos por turnos, conciliando suas vidas pessoais e trabalhos formais com as atividades do "Voluntários da Saúde". Estima-se que cerca de 600 demandas foram atendidas em mais de 100 abrigos, majoritariamente em Porto Alegre. A iniciativa proporcionou suporte essencial em saúde física e mental para os desabrigados, contribuindo para uma recuperação mais rápida e estruturada. Para os voluntários, a experiência permitiu a aplicação prática de conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de habilidades profissionais e o fortalecimento de valores como solidariedade e empatia. Assim, a atuação do coletivo demonstrou a importância e o impacto positivo do voluntariado em saúde organizado em situações de emergência.