OBJETIVO
Relatar um caso de acidente vascular cerebral isquêmico raro do tipo “hand-knob”.
RELATO DO CASO
A região cortical responsável pela função motora das mãos é conhecida como hand-knob, localizada na parte superior do giro pré e pós-central. A isquemia dessa região é rara (1% de todos os AVCi) e capaz de mimetizar sintomas de neuropatias periféricas como fraqueza unilateral da mão ou do MS distal contralateral.1 Os principais fatores de risco são doença aterosclerótica e embolia cardíaca.2 O exame de escolha é a RM e o tratamento segue os principais protocolos de AVCi. O prognóstico a longo prazo é favorável.3
A.O.S, 74 anos, previamente hipertenso, dislipidêmico, tabagista, médico, percebeu fraqueza em mão esquerda ao tomar café, especialmente para movimento de flexão, extensão e pinça com os dedos, além de sensação de parestesia tipo dormência em todo MSE e região cervical esquerda. Associando o fato à síndrome do túnel do carpo (que já havia operado em mão contralateral previamente, com sintomas semelhantes), não procurou assistência no momento. Durante o dia, devido à persistência de paresia de dedos e insistência da esposa, procurou hospital onde fez TC de crânio, sendo evidenciado hipodensidade sutil em alta convexidade à direita. Realizou propedêutica complementar com duplex de carótidas evidenciando estenose não significativa de carótidas internas, ECG e ECOTT ambos sem alterações. RM no dia seguinte (figura 1) confirmando alteração de sinal em alta convexidade em giro pré e pós-motor, compatível com clínica apresentada de AVCi "Hand Knob".
CONCLUSÃO
A monoparesia do MS constitui uma entidade clínica com um diagnóstico diferencial amplo, sendo a sua associação à patologia cerebrovascular rara. Apesar de seu prognóstico favorável, clinicamente pode ser frequentemente confundida com lesão de nervo periférico, atrasando o seu diagnóstico e tratamento.
|
PRAZOS |
Data limite para submissão dos resumos 11 de março de 2022.
Data de divulgação do resultado da avaliação 21 de março de 2022.
|
NORMAS |
Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa.
Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.
A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 18º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster, Pôster e/ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.
Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 18º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações.
A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 18º Congresso Mineiro de Neurologia.
|
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DOS RESUMOS |
O resumo do trabalho deverá ser enviado exclusivamente em um único arquivo sem nenhuma identificação de autoria. O envio do resumo deve ser feito exclusivamente via site do Congresso.
A identificação do autor e autores deverá será feita apenas na própria página da internet no momento do envio do resumo e conforme as instruções contidas no site. A fim de preservar a isenção do julgamento, será desconsiderado o resumo que contiver identificação de autoria.
Os trabalhos serão endereçados para uma área restrita da página oficial do evento, de acesso exclusivo da Comissão Científica, na figura dos Coordenadores Técnicos.
|
ESTRUTURA DO TRABALHO |
|
JULGAMENTOS DOS TRABALHOS |
Os trabalhos serão distribuídos aos julgadores, pela Comissão Científica, conforme procedimento interno adotado. Os trabalhos serão disponibilizados com código específico, sem a identificação do trabalho ou de seu autor.
O prazo máximo de distribuição dos trabalhos para os julgadores se encerrará no dia 11 de março de 2022.
O resumo do trabalho será avaliado de acordo com os critérios listados neste regulamento:
|
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS |
Tendo o trabalho sido selecionado, o mesmo deverá ser apresentado presencialmente por pelo menos um dos autores, a fim de se submeter à premiação.
O(s) autor(es) do trabalho selecionado deverá(ão) fazer a apresentação oral (tema livre) ou pôster, no local e horários estabelecidos pela Comissão Organizadora durante o Congresso.
Caso o autor não possa comparecer ao Congresso, um dos co-autores deverá efetuar sua inscrição presencial no evento para apresentação do trabalho. Não será reembolsada a inscrição do autor (primeiro autor) do trabalho científico, caso o mesmo venha declinar da apresentação.
Trabalhos não apresentados no dia selecionado não serão, em hipótese alguma, remanejados para outra data, esses não receberão certificado.
|
PREMIAÇÃO |
Por ocasião do encerramento do 18º Congresso Mineiro de Neurologia será entregue certificado aos 03 melhores trabalhos apresentados como tema livre e pôster, será conferido o Prêmio Professor Angelo Machado, e respectivo certificado, ao melhor trabalho tema livre e pôster.
Os trabalhos premiados serão anunciados na Plenária de Encerramento do Congresso, quando os autores receberão o laurel.
|
DIREITOS DE REPRODUÇÃO |
Ao enviar um trabalho ao 18º Congresso Mineiro de Neurologia, os respectivos autores estarão concedendo à Sociedade Mineira de Neurologia, automaticamente, os direitos de reprodução dos mesmos, independentemente da adoção de qualquer formalidade. A referida concessão isentará de qualquer remuneração ou indenização conferida ao(s) autor(es) e será válida para qualquer publicação vinculada à associação, impressa ou eletrônica, durante ou após o congresso, sendo sempre obrigatória a divulgação do(s) nome(s) do(s) autor(es) e coautor(es).
|
NORMAS DE APRESENTAÇÃO - POSTERES |
O autor do pôster ou um dos coautores deverá estar presente, para a discussão dos pôsteres, em horário previamente determinado pela Comissão Científica. Somente receberão certificados de participação os trabalhos discutidos. Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura x 100 cm de altura. O título do trabalho deverá ser escrito de forma que fique visível a 02 metros de distância, seguido dos nomes dos autores e de suas respectivas instituições. Os pôsteres deverão conter os seguintes itens: introdução, objetivo, material e métodos, resultados, discussão/conclusões e referências bibliográficas, para os trabalhos originais e, objetivo, relato do caso, conclusão e referências bibliográficas para os relatos de casos. No pôster poderá ser incluído, se for desejo dos autores, endereço para contato, agradecimentos e, quando houver, a fonte de financiamento do trabalho.
Comissão Científica
Breno Franco
Daniel Ferreira Fagundes
Daniel Martins Vilela
Drusus Péres Marques
Gestão de Eventos AMMG
congressoneuromg@ammg.org.br
31 3247-1619