Objetivo: Relatar um caso clínico, de uma enfermidade rara, em um pré-escolar, desde o seu diagnóstico até o seu tratamento. Relato do caso: Paciente masculino, 5 anos, proveniente do interior, comparece ao pronto atendimento da cidade natal no dia 14/03/23 apresentando vômitos, prostração, hipotonia de membros a esquerda, ataxia da marcha, dismetria a esquerda e nistagmo horizontal, sem sinais de meningismo. Realizada TC de crânio sugerindo cerebelite ou tumor cerebelar, também evidenciada na RNM de crânio. Transferido para Belo Horizonte e admitido em unidade de internação no dia 28/03/23 para extensão propedêutica, sob o acompanhamento da pediatria e neurocirurgia. No dia 06/04/23 foi realizada biópsia em pedúnculo cerebral esquerdo, sem intercorrências, cujo resultado evidenciou ausência de neoplasia em estudo imuno-histoquímico e presença de sinais inflamatórios. No dia 13/04/23 solicitou a pesquisa de sorologias para toxoplasmose, sífilis, rubéola, CMV, HSV, HIV e parvovírus B19, e a realização da fundoscopia. Esta, apresentou sem alterações, enquanto destaca-se a positividade do IgM para HSV I/II (1,53). No dia 14/04/23 prosseguiu-se para punção lombar, objetivando a avaliação do líquor e pesquisa de sífilis e herpes. Sem alterações. Diante disso, no dia 17/04, iniciou a pulsoterapia com Metilprednisolona 30mg/kg/dia por 5 dias e monitoramento glicêmico. Associou uso de vancomicina, em 19/04/23, devido infecção em sítio cirúrgico da biópsia, a qual foi mantida por 14 dias. Após finalizar a pulsoterapia, foi prescrito, dia 22/04, a Prednisolona 2mg/kg/dia por 6 semanas. Administrado a Imunoglobulina 1g/kg no dia 26 e 27/04/23. Ressalta-se o acompanhamento semanal da função renal, hepática, hemograma e marcadores inflamatórios, além da exclusão de infecções bacterianas por hemoculturas negativas (06 e 19/04). Realizou no dia 02/05 RNM do encéfalo e neuroeixo, evidenciando regressão da lesão em tronco cerebral e cerebelo, ratificado com a melhora clínica da criança. O paciente teve alta hospitalar no dia 05/05 para finalizar a corticoterapia ambulatorialmente. Solicitado acompanhamento multidisciplinar com fisioterapia, fonoaudiologia e neurologia pediátrica. Conclusão: O caso exposto trata-se de uma situação rara, Encefalomielite Aguda Disseminada, possivelmente desencadeada por uma infecção prévia do vírus herpes simples, tendo o diagnóstico, corroborado pela exclusão de outras entidades, e o manejo conforme descrito na literatura.
A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.
Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA
Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.
A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.
Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.
Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos
Comissão Científica:
DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES
Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.
Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
DR. DANIEL FAGUNDES
Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.
Neurologista pela Santa Casa de BH.
Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.
Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.
Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.
Membro Titular da ABN.
DR. DANIEL MARTINS VILELA
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
DR. DRUSUS PEREZ MARQUES
Graduado em medicina pela UFMG
Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG
Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG
Membro titular da ABNeuro
Membro titular da AMIB
DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA
Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia. Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.
DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA
Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ
Residência em neurologia pela Santa Casa Bh
Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia
Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
Setor de Eventos Científicos da AMMG
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira
9h às 18h
Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br