Sistema glinfático: relação com distúrbios do sono e condições neurológicas - revisão narrativa

  • Autor
  • José Victor Ribeiro Silva Gomes
  • Co-autores
  • Breno Francisco de Carvalho , Rafael Fonseca Drumond , Bruna Gutierres Gambirasio
  • Resumo
  •  

    Introdução - A eliminação de metabólitos no cérebro é feita pelo recém-descoberto sistema glinfático, composto por espaços perivasculares e células gliais. Estudos apontam que seu pico de funcionamento se dá durante o sono, o que levanta a hipótese de que disfunções neste sistema relacionam-se à etiologia de distúrbios do sono.

    Objetivo - Buscar os mais recentes achados sobre o papel do sistema glinfático na etiologia de distúrbios do sono em diversas condições neurológicas.

    Metodologia - Foi realizada revisão narrativa de literatura por meio da busca de artigos na base de dados PUBMED com o uso dos descritores (“glymphatic system”)AND(“sleep disorders”) com filtros para artigos em inglês publicados entre 2018 e 2023.

    Resultados - Foram encontrados 17 artigos, dos quais quatro foram excluídos por não abordarem o tema em questão. Os 13 artigos selecionados incluem revisões, coortes prospectivas, estudos retrospectivos e estudos intervencionais experimentais. Dois artigos (16%) abordam distúrbios do sono em pacientes com traumatismo craniano. Um deles aponta que a presença de alargamento dos espaços perivasculares na ressonância magnética, achado associado a disfunção do sistema glinfático, relaciona-se com menor tempo total e eficiência do sono, avaliado por polissonografia com média de 60%. Outro artigo descreve correlação entre o alargamento dos espaços perivasculares e menor qualidade do sono, avaliada pelo questionário Pittsburgh Sleep Quality Inventory. Dez artigos (76%) abordam distúrbios do sono em doenças neurodegenerativas. Um estudo encontrou correlação entre menor drenagem glinfática, analisada por imagem de tensor de difusão ao longo de espaços perivasculares, e menor qualidade do sono, avaliada pelo escore Parkinson's Disease Sleep Scale 2. Outro estudo aponta que a fragmentação do tempo de sono em ratos com Alzheimer gerou expressão anormal de proteínas responsáveis pelo fluxo de líquor no sistema glinfático. Um estudo (8%) indica que a diminuição da função glinfática seria etiologia comum de patologias como migrânea, cefaléia tensional e cefaléia pós-traumática e de distúrbios do sono presentes em tais quadros, como insônia, apnéia obstrutiva e parassonias.

    Conclusão - A descoberta do sistema glinfático permitiu análise mais detalhada de etiologias de vários distúrbios do sono em diversos quadros neurológicos. No entanto, mais estudos são necessários para elucidar o funcionamento desse sistema e estabelecer possíveis alvos terapêuticos.

  • Palavras-chave
  • Sono, glinfático
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Sono
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br