Alexia sem agrafia em paciente com AVC hemorrágico: um relato de caso

  • Autor
  • Letícia Duque Sousa Drumond
  • Co-autores
  • Rayssa Garibe Baptista Rodrigues , Breno Franco Silveira Fernandes , Leandro Santos Franco de Aguiar , Danielle Lacerda Portes , Davi Teixeira Urzêdo Queiroz
  • Resumo
  • OBJETIVO: Relatar rara manifestação de acometimento de lobo parietal no acidente vascular cerebral hemorrágico, alexia sem agrafia. RELATO DE CASO: M.M., sexo feminino, 72 anos, nível superior de escolaridade, história prévia de vertigem periférica paroxística benigna, hipotireoidismo, dislipidemia e asma. Foi admitida no pronto socorro do Hospital Felício Rocho em maio/2023 com alteração cognitiva aguda caracterizada por impossibilidade de leitura. Exame neurológico sem alterações, exceto por distúrbios da linguagem, como dificuldade em nomear objetos, redução da fluência verbal e escrita com erros fonéticos, além de não conseguir ler frase escrita pelo examinador e sequer, seu próprio nome escrito pela própria paciente. Compreensão e repetição inalteradas. Realizada tomografia de crânio evidenciando hemorragia intraparenquimatosa parietal esquerda. Os achados do exame cognitivo da paciente configuram afasia, marcada por perda da capacidade de produzir e/ou compreender a linguagem falada, escrita ou dificuldade de leitura. No caso descrito destaca-se distúrbio de afasia, definido como alexia sem agrafia, em que há incapacidade de leitura, mas preservada a escrita, a produção e compreensão da fala. A manifestação clínica é correspondente à topografia do hematoma evidenciado na ressonância magnética compreendido na transição dos lobos temporal, parietal e occipital à esquerda, comprometendo vias de associação com consequentes falhas na interpretação da linguagem escrita através do campo visual ipsilateral. Hemossiderose superficial nas convexidades cerebrais, mais extensa no hemisfério cerebral direito também foi encontrada. Considerou-se angiopatia amilóide como possível causa da complicação hemorrágica da paciente, de acordo com os critérios de Boston de 2022 2.0, visto que a paciente tem mais de 50 anos, com hemorragia espontânea provocando déficit cognitivo agudo evidenciada na sequência T2* da ressonância magnética, sem outras causas prováveis para o achado. Teve alta hospitalar ainda mantendo alexia sem agrafia, sem novas intercorrências neurológicas, com orientação de seguir ambulatorialmente. CONCLUSÃO: A manifestação descrita é bastante infrequente e é característica de síndrome de lobo parietal. Deve-se atentar para distúrbios da linguagem nas avaliações de pronto socorro para identificação de déficits não motores dos acidentes vasculares cerebrais, como este relatado de alexia sem agrafia.

  • Palavras-chave
  • Acidente vascular cerebral, lobo parietal, alexia sem agrafia, angiopatia amiloide
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neurovascular
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br