O presente estudo tem como objetivo relatar o caso de uma paciente que apresentou um quadro psicótico após desenvolver um microadenoma hipofisário secretor de prolactina. Paciente feminina, 52 anos de idade, foi encaminhada para o ambulatório de Neurologia por psiquiatra assistente com um quadro psicótico iniciado há cerca de 4 meses, caracterizado por comportamento agressivo, violento e destrutivo, com autocrítica diminuída e fala empobrecida, refratário ao uso de haloperidol. Ademais, queixou quadro de amenorréia iniciado há 2 meses. Ao exame físico neurológico e clínico, não foram observadas alterações e os possíveis diagnósticos diferenciais tais como gravidez, abuso de drogas, hipertireoidismo e síndrome de Cushing foram devidamente afastados após investigação laboratorial. Nos exames complementares, a ressonância magnética (RNM) de encéfalo em T1 contrastada revelou a presença de um nódulo hipofisário hipointenso e de tamanho inferior a 10mm, compatível com o diagnóstico de microadenoma hipofisário. Nos exames laboratoriais, as dosagens séricas dos hormônios TSH, FSH, LH, ACTH e cortisol estavam normais, entretanto, a dosagem sérica da prolactina (PRL) estava aumentada (242 mg/ dl).
Dessa forma, foi iniciado o tratamento de escolha com fármaco agonista dopaminérgico, medicamento capaz de reduzir o nódulo tumoral em até 80%, o que é muito expressivo. Neste caso, foi iniciado o medicamento bromocriptina (BRC) 5 mg/dia, visando reduzir o tamanho do tumor, restaurar o estado de eugonadismo e preservar a função hipofisária. Ao retornar à consulta médica ambulatorial neurológica, a paciente apresentou melhora dos sintomas e a nova dosagem sérica de PRL e as novas imagens via RNM apresentaram-se dentro dos limites da normalidade, não sendo necessária ressecção cirúrgica tumoral.
De acordo com a literatura, as bases neuropatológicas de distúrbios psicóticos em pacientes hiperprolactinêmicos ainda são desconhecidas e sua ocorrência não está relacionada a um distúrbio prévio de personalidade. Cabe ressaltar que o caso apresentado é considerado atípico, visto que a paciente apresentou sintomas comportamentais e poderia ser diagnosticada erroneamente como portadora de um transtorno psiquiátrico primário. Por fim, destaca-se a necessidade de uma investigação cuidadosa do quadro clínico desses pacientes com a finalidade de detectar patologias orgânicas com sintomatologia psiquiátrica e propor tratamento eficaz, garantindo a qualidade de vida aos pacientes.
A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.
Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA
Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.
A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.
Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.
Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos
Comissão Científica:
DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES
Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.
Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
DR. DANIEL FAGUNDES
Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.
Neurologista pela Santa Casa de BH.
Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.
Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.
Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.
Membro Titular da ABN.
DR. DANIEL MARTINS VILELA
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
DR. DRUSUS PEREZ MARQUES
Graduado em medicina pela UFMG
Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG
Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG
Membro titular da ABNeuro
Membro titular da AMIB
DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA
Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia. Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.
DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA
Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ
Residência em neurologia pela Santa Casa Bh
Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia
Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
Setor de Eventos Científicos da AMMG
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira
9h às 18h
Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br