Aspergilose parasselar em paciente imunocompetente - Relato de Caso

  • Autor
  • Gabriel das Chagas Benevenuto
  • Co-autores
  • Adriele Debortoli da Silva , Karolina Bortolini Magevski , Victor do Valle Risso , Eugenia Agnes Brito
  • Resumo
  • Aspergilose parasselar em paciente imunocompetente - Relato de Caso

     

    A aspergilose é uma doença fúngica oportunista causada pelos esporos do Aspergillus sp, que habitualmente afeta o trato respiratório inferior de pacientes imunocomprometidos, tendo evolução sistêmica e rapidamente progressiva. O presente relato  tem objetivo de expor um caso atípico de neuroaspergilose em paciente previamente hígida, visto que o acometimento intracraniano pelo fungo é raro e de difícil diagnóstico e manejo. Foram utilizados dados e registros de imagem pelo serviço que a paciente foi atendida. Paciente feminino, 71 anos, hipertensa, apresentando dor em região temporal esquerda, irradiada para região periorbitária ipsilateral, de início há 4 meses, associada a sinais inflamatórios locais, principalmente edema. Dor descrita como latejante/pulsátil, de forte intensidade, sem melhora com uso de analgésicos. Posteriormente ao início do quadro álgico, evoluiu com turvação visual progressiva à esquerda até a amaurose. Ao exame, foi observado defeito pupilar aferente, redução do reflexo corneopalpebral e amaurose do olho esquerdo. Suspeição inicial de arterite temporal, porém com VHS e PCR normais e resposta transitória a corticoide com retorno da dor. Realizada ressonância magnética de crânio evidenciando lesão expansiva extra-axial parasselar esquerda, envolvendo o tubérculo da sela, com hiperostose associada. A lesão se estende também para o canal óptico correspondente, envolvendo a porção intracanalicular e pré-quiasmática do nervo óptico medindo aproximadamente 17 x 14 mm, com predomínio de sinal hipointenso e impregnação pelo contraste. Associa-se discreto hipersinal na porção correspondente do nervo óptico, com impregnação de contraste perineural. Suspeitou-se de um meningioma, e foi abordada pela equipe da neurocirurgia  com ressecção da lesão intracraniana. Ao exame histopatológico, evidenciado aspergiloma. Paciente então foi tratada com terapia antifúngica prolongada, utilizando-se voriconazol. Evoluiu com melhora discreta dos sintomas visuais e resolução do quadro álgico. Apesar do acometimento neurológico na aspergilose não ser usual, torna-se evidente a necessidade de conhecer suas diferentes manifestações, uma vez que a doença pode evoluir com quadros graves, porém com boa resposta à terapia antifúngica já bem estabelecida na literatura.

     

  • Palavras-chave
  • Aspergilose, infecção oportunista, neurologia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuroinfecção
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br