Neurotuberculose em paciente adulto com BAAR negativo - Relato de Caso

  • Autor
  • Adriele Debortoli da Silva
  • Co-autores
  • Karolina Bortolini Magevski , Gabriel das Chagas Benevenuto , Victor do Valle Risso
  • Resumo
  •  

    A neurotuberculose (NTB) é uma afecção grave que requer diagnóstico precoce e tratamento prolongado para a boa evolução do paciente. Apesar de raros os casos de acometimento do sistema nervoso central, é uma doença infecciosa bastante prevalente no país. O seguinte caso objetiva dispor uma apresentação atípica de tuberculoma neurológico em paciente adulto com BAAR negativo. M.L.G., sexo feminino, 37 anos, em investigação com reumatologista desde 2017 devido a quadro de perda ponderal, micronódulos pulmonares em lobos superiores, linfonodomegalias, anemia refratária, parotidite, lesões de pele e febre. Consideradas hipóteses de doença de Still do adulto, lúpus eritematoso sistêmico e sarcoidose. Estava em imunossupressão pelo uso de prednisona e adalimumabe. Em 2019, paciente iniciou com quadro de cefaleia, confusão mental e crise convulsiva, em terapia com anticonvulsivantes. Procurou pronto atendimento, sendo realizada Ressonância Magnética (RM) de encéfalo na ocasião, que evidenciou múltiplas lesões nodulares infiltrativas córtico-subcorticais nos lobos frontoparieto-ocipital à esquerda e transição frontoparietal à direita, sendo hipointensas em T1 e hiperintensas nas sequências ponderadas em T2, com realce notadamente periférico, agente de contraste, e ausência de restrição à difusão, determinando edema da substância branca cerebral adjacente. Foi, então, submetida à biópsia de uma destas lesões, com resultado de granuloma com necrose. Coletado teste de bacilos álcool-ácidos resistentes (BAAR), o qual veio negativo. Aventada hipótese de NTB, foi instituído tratamento sistêmico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses e, posteriormente, 10 meses com rifampicina e isoniazida.  Paciente acompanhada de forma ambulatorial, com desaparecimento total das lesões intracranianas em RM de controle tardia, evoluindo clinicamente com resolução completa do quadro, permitindo suspensão dos anticonvulsivantes. Quando presentes, os tuberculomas afetam crianças ou adultos jovens, e a apresentação clínica decorre do efeito de massa e aumento da pressão intracraniana, sendo normalmente múltiplos e hipointensos em T1 e hiperintensos em T2. O diagnóstico definitivo se dá pela biópsia, histopatologia e BAAR. Dada a endemicidade da tuberculose no Brasil, a NTB deve ser um diagnóstico diferencial em pacientes em imunossupressão e queixas neurológicas, mesmo com BAAR não reagente, tornando indispensável o conhecimento de casos como o relatado.

     

  • Palavras-chave
  • Tuberculoma, imunossupressão
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuroinfecção
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br