Este trabalho tem como objetivo destacar a relevância clínica e científica de um paciente com grave trauma craniofacial semelhante ao clássico caso de Phineas Gage, ocorrido há 175 anos. Dessa forma, tem-se como propósito principal relatar a ocorrência de uma lesão transfixante na região do lobo frontal esquerdo e sua influência na alteração comportamental e funcional. Assim, ao comparar esse caso contemporâneo com o famoso caso histórico, busca-se ressaltar as semelhanças e padrões que afetam a regulação do comportamento associada a danos no lobo frontal.
O paciente de 43 anos, do sexo masculino, sofreu uma queda enquanto trabalhava na construção civil, no ano de 2023, e uma telha de amianto caiu sobre seu olho esquerdo, transfixando a face, o zigoma e a órbita, o que causou a laceração no lobo frontal esquerdo. O exame inicial revelou confusão, sonolência, sangramento ativo na via aérea, vômitos sanguinolentos e rinoliquorreia. A tomografia computadorizada de crânio mostrou lesão intracraniana grave com um corpo estranho transfixante, desde o zigoma até o lobo frontal, com hemorragia subaracnoidea e fragmentos ósseos. Assim, foi realizado o tamponamento da nasofaringe e o controle da carótida cervical esquerda, além de feito a craniotomia bifrontal e a aspiração da contusão cerebral, e a remoção do corpo estranho e de fragmentos ósseos. Posteriormente, a dura-máter da base anterior do crânio foi reconstituída com retalho de pericrânio frontal pediculado. Dado o edema cerebral já presente, optou-se por uma craniectomia descompressiva, mantendo uma janela aberta para alívio da pressão intracraniana. A tomografia computadorizada de crânio pós-operatória revelou hematoma intraparenquimatoso residual, pneumoencéfalo, edema cerebral no hemisfério esquerdo, herniação cerebral e pequeno hematoma subgaleal. Assim, o paciente melhorou neurologicamente, após ser extubado no 8° dia, e sua força motora recuperou gradualmente. Recebeu antibioticoterapia por 7 dias e alta no 11° dia pós-operatório. O paciente ficou mais comunicativo após o acometimento de lobo frontal. Isso ocorreu porque essa estrutura é responsável pelo controle comportamental.
O tratamento adequado guiado pelas diretrizes atuais resultou em um excelente resultado para o paciente. O caso destaca a importância da preparação pré-operatória para possíveis complicações que poderiam ser encontradas no intraoperatório e a principal mudança comportamental observada no paciente.
A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.
Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA
Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.
A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.
Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.
Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos
Comissão Científica:
DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES
Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.
Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
DR. DANIEL FAGUNDES
Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.
Neurologista pela Santa Casa de BH.
Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.
Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.
Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.
Membro Titular da ABN.
DR. DANIEL MARTINS VILELA
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
DR. DRUSUS PEREZ MARQUES
Graduado em medicina pela UFMG
Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG
Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG
Membro titular da ABNeuro
Membro titular da AMIB
DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA
Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia. Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.
DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA
Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ
Residência em neurologia pela Santa Casa Bh
Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia
Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
Setor de Eventos Científicos da AMMG
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira
9h às 18h
Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br