Acidente vascular cerebral isquêmico em território da artéria de Percheron: relato de caso

  • Autor
  • Thamires Marx da Silva Santos
  • Co-autores
  • Maria Luiza Nóbrega Lima Albuquerque , Laryssa Mara Vieira Moreira
  • Resumo
  • A irrigação arterial do tálamo apresenta diversas variações anatômicas, sendo uma delas a artéria de Percheron, uma variante pouco comum na qual um tronco único da artéria tálamo-perfurante supre ambos os núcleos talâmicos. A oclusão deste vaso é uma causa rara de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi), levando ao infarto talâmico bilateral simétrico com ou sem acometimento do mesencéfalo rostral. A apresentação clínica é variável e inespecífica, podendo gerar atrasos no diagnóstico e tratamento. Assim, o intuito deste trabalho é elucidar um caso de AVCi talâmico bilateral trombolisado em paciente com esta variante das artérias tálamo-perfurantes.

    Relata-se o caso de uma paciente do sexo feminino, 63 anos, tabagista e portadora de múltiplas comorbidades, dentre elas a hipertensão arterial sistêmica, admitida com rebaixamento do nível de consciência. Ao exame físico, não apresentava abertura ocular ou resposta verbal, não obedecia a comandos, mas havia movimentação discreta, espontânea e simétrica dos quatro membros e miose bilateral. A tomografia computadorizada (TC) de crânio não mostrava alterações agudas. Devido ao rebaixamento do nível de consciência grave e mantido, a paciente foi submetida a intubação orotraqueal e transferida à unidade de terapia intensiva. Diante da suspeita de AVCi, foi realizada trombólise com alteplase após 3h15min do ictus. A TC de crânio de controle evidenciou hipodensidades nas regiões talâmicas, bilateralmente, e o insulto isquêmico agudo nesta região, compatível com o território de irrigação da artéria de Percheron, confirmado pela ressonância magnética de encéfalo. A paciente evoluiu com melhora progressiva do nível de consciência e, consequentemente, maior cooperação na realização do exame neurológico, identificando-se paralisia dos músculos retos inferiores e superiores bilateralmente e do músculo reto medial à esquerda, além de força motora grau 4+ nos quatro membros. Intercorreu com um episódio inédito de crise convulsiva tônico-clônica bilateral que, embora raro, pode ocorrer nos casos de infarto talâmico. Houve boa resposta à medicação anti-crise, sem recorrência de eventos epilépticos.

    O infarto por oclusão da artéria de Percheron é um desafio diagnóstico devido a sua apresentação inespecífica. Sendo assim, é de fundamental importância considerá-lo como diagnóstico diferencial e realizar seu reconhecimento precoce, diante da possibilidade de trombólise, quando preenchidos os critérios para a sua realização.

  • Palavras-chave
  • Acidente Vascular Cerebral, Terapia Trombolítica, Variação Anatômica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neurovascular
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br