Oftalmoparesia do nervo abducente por Diabete Mellitus - um relato de caso

  • Autor
  • Bruno Bastos Godoi
  • Co-autores
  • Guilherme Amaral Alves Andrade , Isabela Resende da Glória , Jéssica Aguilar da Silva , Marco Aurélio Santos Pereira , Mateus Machado Decina
  • Resumo
  •  

    Objetiva-se elucidar a principal etiologia de paresia do nervo abducente e seu tratamento. Assim, em vista da pequena quantidade de estudos específicos sobre o tema na literatura, considera-se relevante esse relato. Paciente de 59 anos, sexo feminino, diabética, hipertensa e hipotireoidea, é avaliada em centro oftalmológico e encaminhada ao serviço de urgência neurológica com queixa de diplopia binocular aguda há dez dias. Naquela ocasião, não apresentava dor ocular, cefaléia  ou demais sintomas associados. Ao exame físico apresentava-se com restrição à abdução do olho esquerdo e diplopia binocular às miradas horizontais para a esquerda, sem demais alterações neurológicas. Teste de Rosenbaum apresenta preservação da acuidade visual. Na lâmpada de fenda apresentou-se microaneurismas esparsos em ambas retinas, sem alterações de pressão intraocular, mácula e arcadas vasculares normais em ambos os olhos. A história apresentada de paralisia do nervo abducente vai de encontro com a principal causa de paralisia do IV par de nervos cranianos que é a isquemia. A paciente em questão apresenta comemorativos com a hipertensão e diabetes, que proporcionam a lesão dos pequenos vasos que irrigam os nervos.  A paralisia isolada do sexto nervo pode se originar de uma lesão em qualquer local de seu curso, desde a porção fascicular no encéfalo, até a órbita. Essa lesão é, presumidamente, de etiologia metabólica advinda do diabetes mellitus. A paciente teve alta após avaliação com proposta de seguimento ambulatorial para acompanhamento do déficit. Portanto, fica elucidado que o acometimento de nervos da motricidade ocular, como o abducente, é comumente desenvolvido em pacientes diabéticos com descontrole da doença, e melhorado pelo controle e prevenção da glicemia. Logo, o tratamento da paralisia do sexto nervo é, nesses casos, o controle do quadro de base e pode variar de acordo com os sintomas associados.

  • Palavras-chave
  • Nervo Abducente, Paresia, Diabetes Mellitus
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br