Polirradiculoneuropatia sensitivo-motora desmielinizante: PDIC – Relato de caso

  • Autor
  • Vinícius Diniz Cedro araújo
  • Co-autores
  • Letícia Toledo Rocha Sobreira , Bianca Cardoso Lopes , Nathália Maria Ladeira de Oliveira , Débora Maria Tavares de Andrade
  • Resumo
  • Objetivo: descrever a clínica da polirradiculoneuropatia sensitivo-motora desmielinizante a partir de um relato de caso. De etiologia imuno mediada, caracteriza-se por fraqueza flácida simétrica dos músculos proximais e distais com progressão contínua e mais proeminente do que as anormalidades sensoriais. Geralmente, se inicia de forma insidiosa e agrava lentamente, ou segue um padrão de recidivas e remissão. O diagnóstico é confirmado pela eletroneuromiografia.

    Relato do caso: D.A, feminino, 50 anos, iniciou com parestesia na mão direita, em polegar, indicador e médio, há 1 ano, que acentuava em contato com água quente. Nos últimos dois meses evoluiu para a mão esquerda. História de hipotireoidismo após a primeira gravidez, bem controlada e hérnias de disco. Mãe com hipotireoidismo por Hashimoto e o pai era portador de miopatia mitocondrial, falecendo por esclerose lateral amiotrófica. Ao exame físico, força diminuída em mão direita, reflexos nervosos e demais sensibilidades normais. Eletroneuromiografia e estudos de condução nervosa de membros superiores evidenciaram mononeuropatias de mediano e ulnar bilateral nos punhos com envolvimento mielínico sensitivo-motor moderado à direita e leve à esquerda. Fez descompressão cirúrgica só da mão direita, com sucesso, por hipótese de síndrome do túnel do carpo e ulnar bilateral, muito associada ao hipotireoidismo. À esquerda, a parestesia desapareceu. Após três anos, a parestesia reapareceu, em quarto e quinto dedos nas mãos, diminuição do equilíbrio e dormência entre o hálux e o segundo dedo do pé direito. Após mais um ano, surgiu parestesia nas duas plantas dos pés em época de muito estresse. Ao exame físico, reflexos ausentes. Nova eletroneuromiografia de agulha e estudos de condução dos quatro membros evidenciou polirradiculoneuropatia sensitivo-motora desmielinizante, assimétrica, moderada, bloqueio de condução, predominando em membros superiores. O líquor lombar mostrou à citometria leucometria 13/mm³ (e linfocitose à citologia), dosagem de proteínas bem elevada: 101,2 mg/dL. Eletroforese de proteínas séricas quantitativamente normal, mas com pico monoclonal em região de gamaglobulina. Tratamento com imunossupressores e diminuição significativa dos sintomas.

    Conclusão: A paciente apresenta clínica e exames compatíveis com PDIC. A história familiar de doenças neuromusculares e autoimunes ressalta possíveis influências genéticas.

  • Palavras-chave
  • Polirradiculoneuropatia, Autoimune, Desmielinizante
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br