A leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP) é uma doença oportunista rara decorrente da reativação do vírus JC no sistema nervoso central. A primoinfecção por esse polioma vírus acontece majoritariamente na infância e de forma assintomática. Em caso de imunossupressão significativa, surge o risco de replicação viral e variantes neurotrópicas acarretam desmielimização e dano axonal. A LEMP apresenta espectro clínico variável a depender da localização e extensão das lesões e evolução subaguda na maioria dos casos. O diagnóstico fundamenta-se na presença de sintomas neurológicos progressivos associado a alterações radiológicas, histopatológicas e laboratoriais. Ainda não há tratamento específico e o prognóstico é reservado [1]. O intuito do presente trabalho é relatar e revisar o diagnóstico de LEMP em uma paciente jovem com doença hematológica rara.
Trata-se de paciente do sexo feminino, 38 anos, portadora de granulomatose linfomatóide do tipo I e hipertensão pulmonar, usuária de drogas lícitas e ilícitas, com histórico de múltiplas internações, inicialmente por infecções do trato respiratório. Desde setembro de 2022, intercorreu com episódios de cefaleia e confusão mental até então atribuídos ao abuso de crack, sem alterações em tomografias de crânio à ocasião. Paciente procurou novamente atendimento médico em novembro deste ano por afasia progressiva, apraxia e disfagia de surgimento há cerca de 02 meses. Os exames laboratoriais mantinham linfopenia persistente e a tomografia computadorizada de crânio da admissão evidenciou hipodensidades frontoparietais bilateralmente e temporal à esquerda, centradas na substância branca. Optado por extensão da propedêutica com punção lombar, ressonância magnética de crânio e posteriormente biópsia de tecido cerebral. Embora os achados histopatológicos tenham sido inespecíficos, o PCR para vírus JC no líquor revelou-se positivo. Paciente apresentou piora progressiva e faleceu em janeiro de 2023.
Diante do exposto, conclui-se que a hipótese diagnóstica de LEMP deve ser sempre aventada em imunossuprimidos com alterações neurológicas de evolução subaguda e que estes pacientes necessitam de avaliação multiprofissional visando à melhora da qualidade de vida.
Referências:
Cortese I, Reich DS, Nath A. Progressive multifocal leukoencephalopathy and the spectrum of JC virus-related disease. Nat Rev Neurol. 2021 Jan;17(1):37-51. doi: 10.1038/s41582-020-00427-y. Epub 2020 Nov 20. PMID: 33219338; PMCID: PMC7678594.
A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.
Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA
Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.
A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.
Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.
Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos
Comissão Científica:
DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES
Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.
Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
DR. DANIEL FAGUNDES
Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.
Neurologista pela Santa Casa de BH.
Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.
Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.
Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.
Membro Titular da ABN.
DR. DANIEL MARTINS VILELA
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
DR. DRUSUS PEREZ MARQUES
Graduado em medicina pela UFMG
Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG
Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG
Membro titular da ABNeuro
Membro titular da AMIB
DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA
Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia. Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.
DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA
Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ
Residência em neurologia pela Santa Casa Bh
Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia
Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
Setor de Eventos Científicos da AMMG
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira
9h às 18h
Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br