Mononeurite múltipla autoimune: um relato de caso

  • Autor
  • Gabriela Pereira Pretti
  • Co-autores
  • Ana Helisa Cardoso Machado , Igor Pereira Matos de Oliveira , Patrícia Marques Mendes , Maycon Melo Lopes , Lais Aparecida Machado de Siqueira
  • Resumo
  •  

     

    Este Trabalho tem como objetivo relatar um caso diagnóstico de mononeurite múltipla autoimune secundária a Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide (SAAF) e Vasculite de Pequenos Vasos.

    Paciente, 64 anos, sexo feminino, em 2021 apresentou quadro de lombalgia com irradiação para face posterior e ventrolateral de coxa esquerda, com remissão espontânea. Em Março de 2023, evoluiu com quadro de paresia de membros inferiores (MMII), de predomínio proximal progredindo descendentemente, com melhora após realização de pulsoterapia com metilprednisolona. Porém, houve remissão do quadro com parestesia em pé esquerdo até nível do joelho, evoluindo com os mesmos sintomas em membro contralateral, resultando em perda de deambulação, seguido de paresia em membro superior direito, sem associação com dor ou parestesia. Também apresentava achados de lesões purpúricas no tronco e membros, úlceras cutâneas arteriais, livedo reticularis em MMII, artralgia difusa, xerostomia, xeroftalmia, dores abdominais em cólica, incontinência urinária, constipação intestinal, histórico de trombose venosa profunda em membro inferior unilateral e trombose mesentérica. Trouxe Ressonância Magnética prévia com sinais de infarto ósseo em joelho esquerdo. A primeira eletroneuromiografia evidenciou mononeurite múltipla em membros inferiores. A biópsia de nervo sural evidenciou fibrose perineural associada a processo inflamatório em arteríolas espessas, compatível com vasculite crônica. Os exames laboratoriais indicaram anticorpo anti-cardiolipina não reagente, anti-beta-2-microglobulina reagente, anticoagulante lúpico reagente, hemogramas com anemia normocítica e normocrômica, plaquetopenia, velocidade de hemossedimentação aumentada e eletroforese de proteínas com gamopatia policlonal. Foi realizada nova pulsoterapia com metilprednisolona, com melhora parcial do quadro, seguida de ciclofosfamida, além de anticoagulação com Varfarina.

    Apesar de ainda estar aguardando o período de 12 semanas para realização de novos exames laboratoriais para confirmação de SAAF, o histórico de tromboses recorrentes, e marcadores de SAAF positivos numa primeira dosagem, sugerem provável diagnóstico de SAAF. A biópsia de nervo sural com sinais de vasculite sugere diagnóstico de Vasculite de Pequenos Vasos, em atual investigação com equipe de Reumatologia. Por fim, o quadro de Mononeurite Multipla apresentado pela paciente foi diagnosticado com etiologia autoimune secundário à SAAF e à Vasculite de Pequenos Vasos.

  • Palavras-chave
  • mononeurite, SAAF, Vasculite, eletroneuromiografia, anti-cardiolipina,
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br