A Esclerose Concêntrica de Baló (ECB) é uma doença desmielinizante do sistema nervoso central de caráter autoimune e de rápida evolução, considerada uma variante rara e grave da Esclerose Múltipla (EM). Na EM, as placas de desmielinização são bem delimitadas, entretanto, na ECB, as lesões desmielinizantes se apresentam de forma concêntrica na substância branca, caracterizando-se por anéis circulares alternados por áreas de desmielinização e re-mielinização ou mielinização normal. Esse aspecto encontrado na ressonância magnética é altamente sugestivo de Baló. O tratamento se dá pelo uso de esteroides em doses altas. Logo, o trabalho tem como objetivo relatar um caso de Esclerose Concêntrica de Baló, afecção rara do sistema nervoso central.
Paciente, sexo masculino, 61 anos, refere que há 1 semana começou com quadro de disartria e paraparesia, evoluindo para paraplegia em cerca de dois dias. Realizou tomografia computadorizada de crânio, que não evidenciou alterações agudas. Foi encaminhado para o pronto-socorro com disartria, dismetria à prova Índex-Nariz à esquerda, paraplegia e uso de sonda vesical. Evoluiu com nistagmo horizontal com componente rápido para a direita, paresia em membros superiores, dismetria bilateral pelo índex-nariz, disdiadococinesia, hiporreflexia global, presença de Babinks bilateral e síndrome de Horner. O exame laboratorial evidenciou PCR de 5,2mg/L, demais exames sem alterações. Líquor de aspecto límpido, leucócitos 3/mm3, mononucleares 100%, glicose 69mg/dl, proteína 63,2mg/dl. O diagnóstico definitivo foi estabelecido a partir da ressonância magnética de encéfalo que evidenciou lesões tumefativas da substância branca supra e infratentorial que apresentavam morfologia, intensidade de sinal e padrão de distribuição sugestivo de substrato desmielinizante, sugestivo ECB. Foi encaminhado para pulsoterapia com corticoide metilprednisolona 1g/dia durante 5 dias. Finalizado a pulsoterapia, apresentou melhora do quadro disártrico, mas manteve paraparesia. Assim, iniciou prednisona 60mg/dia, ciclofosfamida e fisioterapia motora. Apresentou melhora progressiva da paraparesia e das demais alterações neurológicas. Recebeu alta hospitalar após 11 dias de internação com prescrição de prednisona 60mg/dia e fisioterapia motora.
Apesar de a ECB ser uma variação rara da EM, é necessário que os profissionais de saúde conheçam essa doença para realizar diagnóstico e tratamento adequados para melhorar o desfecho e a qualidade de vida dos pacientes.
A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.
Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA
Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.
A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.
Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.
Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos
Comissão Científica:
DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES
Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.
Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
DR. DANIEL FAGUNDES
Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.
Neurologista pela Santa Casa de BH.
Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.
Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.
Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.
Membro Titular da ABN.
DR. DANIEL MARTINS VILELA
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
DR. DRUSUS PEREZ MARQUES
Graduado em medicina pela UFMG
Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG
Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG
Membro titular da ABNeuro
Membro titular da AMIB
DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA
Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia. Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.
DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA
Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ
Residência em neurologia pela Santa Casa Bh
Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia
Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
Setor de Eventos Científicos da AMMG
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira
9h às 18h
Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br