Perfil epidemiológico de pessoas internadas com tuberculose do sistema nervoso central em Minas Gerais, 2017 a 2022.

  • Autor
  • Lawinia Paula Cordeiro
  • Co-autores
  • João José Luiz Campos , Suellen Maroco Cruzeiro Lombello , Laura Olivia Mandato , Yanes Brum Bello
  • Resumo
  • Introdução: A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que, quando tratada em estágios iniciais, possui grande chance de cura, todavia podem ocorrer complicações do quadro. Entre essas, cita-se a tuberculose do sistema nervoso central (TBSNC) que,  apesar de incomum, possui altos índices de morbi-mortalidade. Conceitualmente, a infecção do Sistema Nervoso Central pelo mycobacterium compreende três apresentações clínicas: meningite subaguda ou crônica, tuberculose intracraniana e aracnoidite tuberculosa espinhal. 

    Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico das pessoas internadas com  tuberculose do sistema nervoso central em Minas Gerais, entre 2017 e 2022. 

    Métodos: Foi realizado um estudo ecológico exploratório, com dados secundários do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN). Incluíram-se dados sobre: sexo, idade, raça/cor,  internações por ano de atendimento, município e local de internação. Os dados foram coletados por meio do Tabwin e analisados de forma descritiva segundo a distribuição de frequências. 

    Resultados: No período estudado, das 331 pessoas diagnosticadas com TBSNC 150 foram internadas (45,3%). Entre essas, 16 evoluíram para óbito (taxa de letalidade de 10,67%). A macrorregião Centro do estado e o município de Belo Horizonte (BH)  apresentaram o maior número de internações (40,6% e  35,3%, respectivamente). Os menores percentuais de hospitalizações foram registrados na região do Jequitinhonha (0,6%)  e nos municípios de Além Paraíba, Bom Despacho, Caratinga, Conceição das Alagoas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Diamantina, Guanhães, Itacarambi, João Pinheiro, Paracatu, Santa Luzia, Santos Dumont, São Francisco, Sete lagoas, Unaí e Várzea da Palma (0,6% cada). O ano com maior número de internações foi 2020 (36, 24,0%). Quanto às variáveis relacionadas à pessoa, a maioria dos pacientes tinha idade entre 40 e 49 anos (26,6%) e a menor parte tinha  entre 1 e 4 anos (1,3%) e mais de 80 anos (1,3%). A maior frequência das internações ocorreu entre homens (70,0%) e pessoas de raça/cor parda (51,3%). 

    Conclusão: Existe um maior número de internados por TBSNC na macrorregião centro e BH. No período entre 2017 e 2022, houve um maior número de internações no ano de 2020. Os grupos com maior prevalência de hospitalização foram indivíduos do sexo masculino, pardos e àqueles na faixa etária entre 40 a 49 anos.

  • Palavras-chave
  • Perfil epidemiológico, tuberculose do sistema nervoso central.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuroinfecção
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br