Reativação de Doença de Chagas no Sistema Nervoso Central – propedêutica, diagnóstico diferencial, parâmetros de cura e desafios: um relato de caso.

  • Autor
  • André Luís de Oliveira Silveira
  • Co-autores
  • Rafaela Pessoa Alves Luso , Alexandra de Oliveira Lopes , Patrícia Gomez Borda , Paulo Pereira Christo , Breno Franco Silveira Fernandes
  • Resumo
  •  

    A doença de Chagas é uma zoonose causada pelo Trypanossoma cruzi, um protozoário cuja infecção normalmente se manifesta de forma aguda/crônica, com acometimento cardíaco ou intestinal. Também é conhecido o envolvimento do sistema nervoso central, bem como a possibilidade de reativação de formas crônicas, sobretudo em pacientes imunossuprimidos. Contudo, frente ao número reduzido de casos de neuro-Chagas, a literatura disponível ainda é escassa. Objetiva-se com esse trabalho contribuir com a experiência clínica acerca do tema. Trata-se de paciente do sexo feminino de 75 anos, com passado de miocardiopatia chagásica avançada, submetida a transplante cardíaco em 2015, sem envolvimento neurológico até então. Em março/23 apresentou quadro subagudo de hemiparesia em dimídio direito, associado a crises convulsivas focais perceptivas homólogas inéditas, sem febre ou sinais de encefalopatia. Foi submetida a propedêutica laboratorial ampla, sem alterações dignas de nota. Estudos por imagem demonstraram lesão cortico/subcortical frontal esquerda. Realizada punção lombar, demonstrando hiperproteinorraquia e pleocitose leve linfocitária, sem evidências microbiológicas de outras infecções (culturas e pesquisas de criptococose, sífilis e tuberculose negativos). Realizada pesquisa de PCR qualitativo para Chagas, com resultado positivo. Paciente se recusou à realização de biópsia. Optado por iniciar tratamento com benzonidazol para provável reativação de doença e iniciados fármacos anti-crise. Após 2 meses de tratamento, paciente apresentou um escape de crise sem fator deflagrador claro, motivando nova internação para propedêutica. Apresentou nova revisão laboratorial normal; imagens com achados semelhantes; mantendo líquor alterado. Realizada ainda pesquisa ativa de neoplasias ocultas por imagem em outros segmentos, sem lesões suspeitas. Optado por estender tratamento com benzonidazol e solicitado novo PCR quantitativo para Chagas e Toxoplasmose (pendentes), sendo paciente ainda resistente à biópsia. Apesar da persistência de alterações na propedêutica, evoluiu com melhora parcial dos déficits motores e não recorreu com novas crises convulsivas posteriormente. Conclusão: são necessários mais estudos para definir mais ferramentas não invasivas para confirmação da infecção, bem como os critérios de cura esperados, para permitir a detecção precoce de casos refratários, e assim sugerir adequações no tratamento ou levantar hipóteses diagnósticas alternativas em tempo hábil.

  • Palavras-chave
  • Doença de Chagas, Neuroinfecção, Reativação de doença, Imunossupressão
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuroinfecção
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br