Mielite Transversa Longitudinalmente Extensa Pós-Raquianestesia: Relato de Caso

  • Autor
  • IZABELA CRISTINA DE FARIA MARTINS
  • Co-autores
  • CARLOS GUILHERME VELOSO SANTOS , JULIANA MACHADO SANTIAGO SANTOS AMARAL
  • Resumo
  •  

    OBJETIVO: Relatar um caso de mielite transversa longitudinalmente extensa (MTLE) pós-procedimento anestésico.

    RELATO DE CASO: Homem, 59 anos, previamente hipertenso e coronariopata, submetido à cirurgia de correção de artrodese em tornozelo esquerdo sob procedimento raquianestésico no dia 01/08/2014, recebeu alta hospitalar no dia 02/08/2014 sem intercorrências. No dia 04/08/2014, evoluiu com paraplegia súbita dolorosa, nível sensitivo T12, arreflexia e alteração esfincteriana (retenção com incontinência vesical por transbordamento e retenção fecal). Propedêutica realizada à época evidenciou: Líquor (07/08/2014) com discreta proteinorraquia (86), pleocitose (15), sem consumo de glicose; Imagem por Ressonância Magnética (IRM) de Coluna Lombossacra (07/08/2014): aumento volumétrico com alteração de sinal no cone medular atribuível edema/desmielinização lembrando como possibilidade etiológica processo inflamatório ou vascular. IRM de encéfalo e coluna cervical sem alterações significativas. Realizado pulsoterapia com metilprednisolona seguido de 05 sessões de plasmaférese. Paciente evoluiu com melhora discreta dos déficits neurológicos, EDSS 6,5. No seguimento ambulatorial, realizado ampla propedêutica com anticorpo anti-aquaporina 4 (2016), sorologias, provas reumatológicas e metabólicas sem alterações. Paciente em seguimento no ambulatório de doenças desmielinizantes do IPSEMG desde então, sem novos eventos neurológicos sugestivos de doença recorrente.

    CONCLUSÃO: Procedimentos anestésicos como raquianestesia englobam riscos inerentes à prática clínica, as principais complicações incluem reações cutâneas locais, hematomas e cefaleia. Complicações neurológicas são raras e podem ser resultados de resposta imune decorrente da inserção da agulha, bem como possível neurotoxicidade associada ao próprio anestésico, sendo o potencial causador da MTLE apresentada pelo paciente. Sendo este um dos poucos casos registrados na literatura.

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Mielite Transversa Longitudinalmente Extensa, Raquianestesia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br