INVASÃO NEOPLÁSICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL POR LINFOMA DE CÉLULAS T

  • Autor
  • Luiz Felipe Lopes Campos
  • Co-autores
  • Vinicius Rezende Avelar , Thiago Michael Ferreira Ibiapino , Carlos Guilherme Veloso dos Santos , Isadora Barbosa Thomaz , Henrique Oliveri Leite Praça
  • Resumo
  • OBJETIVO: Relatar um caso de invasão neoplásica de sistema nervoso central (SNC) secundário a Linfoma Periférico de células T (LPCT). 

    RELATO DE CASO: Mulher, 62 anos, iniciou em abril/23 com quadro de instabilidade de marcha, atendida em município de origem e identificado linfonodo inguinal e axilar esquerdo. Submetida a biópsia e imunohistoquimica com achados que favoreciam o diagnóstico de LCTP. Evoluiu progressivamente com piora dos sintomas e procurou o pronto atendimento do IPSEMG. À admissão, apresentava instabilidade de marcha com comprometimento de deambulação, além de nistagmo torcional multidirecional, dismetria bilateral e disdiadococinesia. Negava febre, perda ponderal, alteração sensitiva/força ou qualquer outro déficit neurológico focal. Realizados exames laboratoriais com sorologias negativas, exceto por HTLV sérico positivo e IgG positivos para citomegalovírus e epstein barr. Submetida a ressonância de encéfalo que apresentava hipersinal em T2 em território de cerebelo, tálamo bilateral e lobo temporal direito. O líquor revelou celularidade 10, proteína 51, glicose 56 (Glicemia capilar 135 mg/dL) e a imunofenotipagem foi inconclusiva. Iniciado o tratamento com quimioterapia esquema: ciclofosfamida, doxorubicina, vincristina, etoposida, prednisona (CHOEP) associado a pulsoterapia com metilprednisolona 1g por 5 dias diante da sintomatologia cerebelar importante. Após 15 dias, apresentou novos sintomas neurológicos de disfagia, disartria, além da piora da incoordenação de membros e da instabilidade postural. Realizado nova imunofenotipagem no liquor que evidenciou células atípicas com presença de marcadores para linfocitos T (CD2, CD4, CD5 e CD45). Nesse momento, optado por iniciar tratamento com metrotexato diante do diagnóstico de invasão neoplásica de SNC. 

    CONCLUSÃO: Os linfomas de células T são uma forma incomum e agressiva de Linfoma Não Hodgking. A incidência e os fatores de risco relacionados ao envolvimento do SNC em casos de LCTP ainda são pouco estabelecidos. O acometimento do SNC como manifestação inicial é menos frequente evidenciando a importância do debate de casos como o relatado.

  • Palavras-chave
  • INVASAO, NEOPLASIA, LINFOMA
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuroinfecção
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br