MONONEUROPATIA MÚLTIPLA ASSOCIADA A VASCULITE ANCA POSITIVO: UM RELATO DE CASO

  • Autor
  • Maria Esther Zagari Valentim
  • Co-autores
  • Victor Mourão Sousa Diniz , Gabriela Silva e Dias , Júlia Gabriela Araújo de Faria , Daiane Magalhães
  • Resumo
  • O objetivo deste relato é descrever um caso clínico de mononeuropatia múltipla associada a vasculite ANCA positivo. Paciente do sexo feminino, 50 anos, admitida em consulta ambulatorial com relato de que em janeiro de 2023 iniciou com parestesia e dor de caráter neuropático em região de nervo ulnar, distal a fossa cubital, comprimento dependente, em membro superior a esquerda. Progrediu com sintomas motores, associada a neuropatia do nervo ulnar a esquerda, com sintomas motores e importante atrofia tentar e hipotecar ipsilateral. Em abril de 2023, progressão dos sintomas neurológicos sensitivos e motores, com acometimento adjunto dos nervos mediano e radial, distal a fossa cubital, comprimento dependente, a esquerda, já apresentando contratura fixa de quarto e quintos dedos ipsilaterais. Realizada eletroneuromiografia de membros superiores, sendo confirmado o acometimento dos nervos periféricos descritos acima. Na consulta de retorno em agosto de 2023, notado acometimento sensitivo e motor dos nervos periféricos ulnar, mediano e radial a direita, assim como de fibular comum bilateralmente confirmado pela eletroneuromiografia de membros inferiores. Em propedêutica complementar, detectado C/P-ANCA positivo, sem nenhum outro marcador de auto imunidade positivo associado. Paciente encaminhada para realização de biópsia do nervo ulnar a esquerda (em análise), com início de pulsoterapia com metilprednisolona 1g/dia por 5 dias e proposta de Ciclofosfamida mensal. Evoluindo com melhora neurológica progressiva. Se conclui que a vasculite associada ao anticorpo citoplasmático antineutrófilo (ANCA) é um grupo de doenças autoimunes sistêmicas, que é tipificada por necrose inflamatória afetando predominantemente os pequenos vasos e frequentemente acompanhada por ANCA positivo. Clinicamente, pode ser descrita como poliangiite microscópica, granulomatose com poliangiite e granulomatose eosinofílica com poliangiite. O reconhecimento clínico rápido e assertivo desta condição, assim como a início do tratamento precoce são definidores prognósticos.

  • Palavras-chave
  • Mononeuropatias, Vasculite, Vasculite Associada a Anticorpo Anticitoplasma de Neutrófilos, Relatos de Casos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
Voltar Download

A Sociedade Mineira de Neurologia e a Academia Brasileira de Neurologia – Capítulo Minas Gerais promoveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 o 19º Congresso Mineiro de Neurologia. O evento reuniu a comunidade neurológica mineira para transmitir e atualizar conhecimentos.


Além da atualização científica, tivemos a apresentação dos trabalhos que agregaram muito valor e conhecimento ao nosso congresso, tivemos o total de 105 trabalhos aprovados sendo 95 como apresentação pôster e 10 como apresentação oral.

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 19º CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA


Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Não serão aceitas compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa. Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página oficial do 19º Congresso Mineiro de Neurologia. A forma de apresentação no Congresso (E-Pôster ou Oral) será comunicada aos autores dos trabalhos selecionados.

Para submeter os trabalhos é necessário que ao menos um dos autores responsáveis pela submissão do resumo esteja inscrito no evento presencial. Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 19º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações. A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 19º Congresso Mineiro de Neurologia.

Leia o regulamento completo neste link – Regulamento dos Trabalhos Científicos 

 

  • Cefaléia e dor
  • Transtorno de movimentos
  • Neurologia Cognitiva
  • Neuromuscular e neuropatias periféricas
  • Epilepsia
  • Neuroinfecção
  • Neuro-hospitalismo
  • Neurointensivismo e trauma
  • Neurovascular
  • Doenças desmielinizantes e neurooftalmologia
  • Sono
  • Neurogenética

Comissão Científica:

 

DR. BRENO FRANCO SILVEIRA FERNANDES

Neurologista do HC-UFMG, Hospital Madre Teresa e Hospital Felício Rocho.

Coordenador do Ambulatório de Neurologia Vascular do HC-UFMG.
 

DR. DANIEL FAGUNDES

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense.

Neurologista pela Santa Casa de BH.

Especialista em Cefaleias e Epilepsias pela Santa Casa de BH.

Preceptor do Ambulatório de Neurologia da Unimontes e da UnifipMoc.

Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Montes Claros.

Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Neurologia.

Membro Titular da ABN.
 

DR. DANIEL MARTINS VILELA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Neurologia pelo Hospital Felicio Rocho (2014). Pós Graduação em Neurovascular pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurovascular e NeuroIntensivismo.
 

DR. DRUSUS PEREZ MARQUES

Graduado em medicina pela UFMG

Neurologia no Hospital das Clinicas da UFMG

Presidente da SMNeuro/ ABNeuro-MG

Membro titular da ABNeuro

Membro titular da AMIB

 

DR. FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA

Neurologista, coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia e Presidente do Capítulo Mineiro da Academia Brasileira de Neurologia.  Diretor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Risoleta Neves. Neurologista dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Neves.

 

DR. PHILIPE MARQUES DA CUNHA

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis-RJ

Residência em neurologia pela Santa Casa Bh

Membro Titular da Academia Brasileira de neurologia

Neurologista do hospital Mater Dei Contorno
 

 

Setor de Eventos Científicos da AMMG

Horário de funcionamento: 
Segunda à sexta-feira
9h às 18h

Telefone: 31 3247-1619
E-mail: congressoneuromg@ammg.org.br