A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES NO AMBIENTE HOSPITALAR

  • Autor
  • Thallita Albuquerque Silva
  • Co-autores
  • Carolaine de Azevedo Santos , Erlândia Maria Véras Granja , Mariana Gomes da Silva , Vanessa Maria Monteiro Silva , Cristina Costa Melquiades Barreto
  • Resumo
  • O presente trabalho objetiva analisar a atuação do enfermeiro nas formas de prevenção e controle de Infecções no ambiente Hospitalar (IH), evitando sua disseminação e agravamento do quadro clínico dos pacientes hospitalizados, evidenciando os fundamentos que norteiam a compreensão deste fenômeno de indiscutível importância epidemiológica para a assistência à saúde. O tema é trabalhado no sentido de evidenciar a responsabilidade em controlar a infecção como sendo papel inerente aos profissionais da equipe de saúde. Destaca-se a formação profissional voltada para uma cultura prevencionista como condição necessária para se concretizar um programa de controle e prevenção de infecção, evidenciando o importante papel do enfermeiro no desenvolvimento das ações de prevenção e controle de infecção e a educação continuada como estratégia de implementação de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem quantitativa, a partir de artigos científicos indexados Google Acadêmico, Doity. Por meio deste parâmetro de busca, obteve-se 28 artigos e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas 6 estudos foram selecionados para compor a amostra final. Descritores:Controle de infecções, infecções hospitalares, infecções. Resultados e Discussões: As informações coletadas serão apresentadas com intuito de favorecer e facilitar a visualização aos resultados e respondem aos objetivos propostos na pesquisa. Dos artigos contemplados mostraram que houve evidências da temática no segmento: A importância da higienização correta das mãos, uso adequado de equipamentos de proteção individual, e a importância do manejo dos procedimentos invasivos. Conclusão: É necessário refletir sobre todas as estratégias possíveis que possam contribuir para mudanças do atual panorama que se apresenta, os enfermeiros devem ter conhecimentos sobre os meios para inibir sua propagação, contribuindo para o cuidado com o paciente, implantem diretrizes e ações contínuas para prevenir, controlar, reduzir e eliminar riscos, por meio de rotinas de trabalho adequado, vigilância constante, a higienização das mãos, continua sendo a atitude mais eficaz na interrupção da transmissão de microrganismos ao indivíduo.

  • Palavras-chave
  • infecções, controle de infecções, infecções hospitalares.
  • Área Temática
  • Fundamentos de enfermagem
Voltar Download

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Congresso Interdisciplinar em Práticas de Enfermagem, um espaço dedicado à troca de saberes, experiências e construção coletiva de conhecimento entre profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores da área da saúde, com ênfase especial na Enfermagem.

Este congresso surge da iniciativa das Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem, com o apoio institucional do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e a colaboração de docentes engajados com o fortalecimento da prática interdisciplinar e da formação crítica e humanizada dos futuros profissionais da área da saúde. Com o tema central "Práticas de Enfermagem: Saberes e Experiências que Transformam", o evento propôs um diálogo aberto sobre os desafios contemporâneos do cuidado, da educação em saúde e das políticas públicas que impactam o exercício da Enfermagem.

A publicação destes Anais representa não apenas o registro das atividades desenvolvidas, mas também a valorização da produção acadêmica e do protagonismo estudantil. Cada trabalho aqui apresentado reflete o compromisso com a ciência, com a prática qualificada e com a construção de uma Enfermagem que atua de forma crítica, técnica e ética, promovendo o cuidado centrado nas pessoas e nas comunidades.

Agradecemos a todos e todas que contribuíram para a realização deste evento e esperamos que estas páginas inspirem novas reflexões, estudos e práticas transformadoras no campo da Enfermagem e da saúde.

  • Pacientes em cuidados críticos
  • Fundamentos de enfermagem
  • Cuidados com a criança e ao adolescente

COMISSÃO GERAL

Denisy Dantas Melquiades Azevedo (PRESIDENTA)

Fernanda da Silva Guedes

Gabriel Leitão de Almeida Araújo


COMISSÃO ORGANIZADORA

Anny Gabrielly Brilhante Martins

Artur Amorim de Medeiros

Ayane Aiara Lauriano de Caldas

Bárbara Dalila dos Santos Teixeira

Brenna Kalyne da Conceição Ferreira

Emmilly da Silva Ferreira

Flávia Maria Medeiros de Azevedo

Gisélly Emanoely Lócio de Sousa

Heloiza Remígio Nascimento

Iza Maria Araújo Lira

Izabel Nina Tavares Bisneta

Jade Costa de Freitas

Jennifer Lorrany Pereira Barbosa

João Batista de Araújo Neto

João Pedro de Sousa Andrade

Júlia Mateus Lima Araujo

Kalyne Dantas Valéria

Kaylane Náthali Medeiros de Oliveira

Luís Pereira de Sousa Filho

Marcelo Alves Martins

Maria Fernanda Gomes dos Santos

Maria Gabriela Cordeiro Pinto Costa

Maria Vitória Vieira Soares

Nicoly Dantas Peronico Ferreira

Rany Ellen Torres de Medeiros

Raylla Duarte Arruda

Rebeca Elza Filgueira Galvão Clemente

Vitória Rodrigues Alves