A infância é conhecida como o período das maiores modificações de maturação cerebral de desenvolvimento marcado por sucessivas modificações biológicas e psicossociais. Apesar dos potenciais benefícios do tempo de mídia, o uso excessivo ou inadequado da tecnologia gera um impacto significativo no desenvolvimento e na saúde das crianças. A presente revisão, desta complexa e repentina interação entre o uso do dispositivo eletrônico e do desenvolvimento da criança, enfatizando a necessidade de uma maior progressão, implementações e descobertas para orientação dos seus efeitos negativos que a mesma conduz para o cotidiano por serem mais facilitadoras para o público infantil, proporcionou uma análise mais abrangente do impacto ao uso excessivo e prolongado a telas eletônicas no desenvolvimento infantil, bem como as análises associadas as estratégias em questão. Brincar é esssencial, pois possibilita que a criança desenvolva habilidades sociais, fortaleça a capacidade emocional e resiliência, além de favorecer a resolução de conflitos de maneira criativa. Contudo, a pós-modernidade com toda sua tecnologia digital tende a comprometer a brincadeira livre, proporcionando uma exposição precoce e/ou excessiva a telas entre crianças pequenas com consequentes impactos no desenvolvimento físico, social e cognitivo. Portanto, para que haja um futuro promissor de gerações futuras equilibradas é necessário monitorias e recomendações derivadas desta revisão que estabeleçam limites claros do tempo e equilíbrio saudável aos cuidadores, pais, e as próprias crianças como também favorecer um ambiente mais íntegro com novas atividades fora do ambiente digital.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Congresso Interdisciplinar em Práticas de Enfermagem, um espaço dedicado à troca de saberes, experiências e construção coletiva de conhecimento entre profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores da área da saúde, com ênfase especial na Enfermagem.
Este congresso surge da iniciativa das Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem, com o apoio institucional do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e a colaboração de docentes engajados com o fortalecimento da prática interdisciplinar e da formação crítica e humanizada dos futuros profissionais da área da saúde. Com o tema central "Práticas de Enfermagem: Saberes e Experiências que Transformam", o evento propôs um diálogo aberto sobre os desafios contemporâneos do cuidado, da educação em saúde e das políticas públicas que impactam o exercício da Enfermagem.
A publicação destes Anais representa não apenas o registro das atividades desenvolvidas, mas também a valorização da produção acadêmica e do protagonismo estudantil. Cada trabalho aqui apresentado reflete o compromisso com a ciência, com a prática qualificada e com a construção de uma Enfermagem que atua de forma crítica, técnica e ética, promovendo o cuidado centrado nas pessoas e nas comunidades.
Agradecemos a todos e todas que contribuíram para a realização deste evento e esperamos que estas páginas inspirem novas reflexões, estudos e práticas transformadoras no campo da Enfermagem e da saúde.
Denisy Dantas Melquiades Azevedo (PRESIDENTA)
Fernanda da Silva Guedes
Gabriel Leitão de Almeida Araújo
COMISSÃO ORGANIZADORA
Anny Gabrielly Brilhante Martins
Artur Amorim de Medeiros
Ayane Aiara Lauriano de Caldas
Bárbara Dalila dos Santos Teixeira
Brenna Kalyne da Conceição Ferreira
Emmilly da Silva Ferreira
Flávia Maria Medeiros de Azevedo
Gisélly Emanoely Lócio de Sousa
Heloiza Remígio Nascimento
Iza Maria Araújo Lira
Izabel Nina Tavares Bisneta
Jade Costa de Freitas
Jennifer Lorrany Pereira Barbosa
João Batista de Araújo Neto
João Pedro de Sousa Andrade
Júlia Mateus Lima Araujo
Kalyne Dantas Valéria
Kaylane Náthali Medeiros de Oliveira
Luís Pereira de Sousa Filho
Marcelo Alves Martins
Maria Fernanda Gomes dos Santos
Maria Gabriela Cordeiro Pinto Costa
Maria Vitória Vieira Soares
Nicoly Dantas Peronico Ferreira
Rany Ellen Torres de Medeiros
Raylla Duarte Arruda
Rebeca Elza Filgueira Galvão Clemente
Vitória Rodrigues Alves